Governador João Doria recomenda o uso de máscara em São Paulo

Em Guarulhos, a obrigatoriedade começa na próxima segunda-feira (27), mas muitas pessoas já circulam pela cidade usando o equipamento de proteção

Quarentena em São Paulo é prorrogada até 10 de maioQuarentena em São Paulo é prorrogada até 10 de maio - Foto: Governo de SP/Flickr

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quinta-feira (23) que vai publicar um decreto nesta sexta recomendando à população usar máscaras se for necessário sair de casa. A prefeitura da capital já havia adotado a mesma medida no dia 16, assim como outras cidades do estado.

Segundo o governador, a norma não invalida a necessidade de manutenção do isolamento social durante a quarentena.

Alguns municípios, porém, adotaram a obrigatoriedade de usar a máscara em transportes coletivos e estabelecimentos de serviços essenciais, como forma de diminuir a proliferação da Covid-19. É o caso de Guarulhos e de outras 13 cidades.

Em Guarulhos, a obrigatoriedade começa na próxima segunda-feira (27), mas muitas pessoas já circulam pela cidade usando o equipamento de proteção. Entretanto, ainda é grande a parcela da população que não toma a precaução, colocando-se em risco.

Leia também:
Governo do DF torna obrigatório uso de máscaras
Uso de máscara será obrigatório para trabalhadores em atendimento ao público

No centro da cidade, na tarde desta quinta-feira (23), a reportagem verificou ainda que pessoas sem máscara continuam não guardando distância das demais nas rodas de conversa, nos pontos de ônibus e dentro dos coletivos.

A mesma situação é verificada nas outras cidades. Mas duas delas, pelo menos, passaram a multar os que não seguirem a determinação. Em Ribeirão Preto, a sanção é de R$ 55,22, enquanto que em Tietê o valor é de R$ 270.

Uso de máscaras em São Paulo:

- OBRIGAÇÃO
Guarulhos
Campinas
Guaratinguetá
Praia Grande
Porto Feliz
Tremembé
São José do Rio Pardo
Pedreira
Hortolândia
Tietê
Campos do Jordão
Bauru
Marília
Espírito Santo do Pinhal
- RECOMENDAÇÃO
São Paulo
São José dos Campos
Piracicaba
Presidente Prudente
Pinhalzinho

Veja também

Câmara aprova que medidas protetivas sejam registradas pela polícia
Proteção à mulher

Câmara aprova que medidas protetivas sejam registradas pela polícia

Senado aprova prorrogação da situação de emergência de saúde no País
Pandemia

Senado aprova prorrogação da situação de emergência de saúde no País