PE Conduz

Governador relança programa que transporta pessoas com deficiência motora

Estão sendo disponibilizadas 35 vans e a expectativa é de que o programa atenda mais de 600 pessoas

Programa PE ConduzPrograma PE Conduz - Foto: Marconi Meireles/Folha de Pernambuco

O governador Paulo Câmara e o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude do Estado, Sileno Guedes, relançaram, na manhã desta segunda-feira (18), no Recife, o programa Pernambuco Conduz. 

O PE Conduz transporta, em vans adaptadas, pessoas com deficiência motora e seus acompanhantes para atendimentos médicos e de lazer.

Em um novo formato, a frota teve a sua capacidade ampliada. Estão sendo disponibilizadas 35 vans e espaço para quatro usuários de cadeira de rodas e seus acompanhantes em cada veículo. A expectativa é de que o programa atenda mais de 600 pessoas. 

"A gente fica feliz da retomada do Pernambuco Conduz, um programa tão importante que fez 10 anos e faz um grande serviço às pessoas que têm necessidade de um deslocamento adequado, para fazer todos os serviços e tratamentos necessários", destacou o governador Paulo Câmara na solenidade de relançamento, diante do Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual.

.

De acordo com o secretário Sileno Guedes, o programa atende a Região Metropolitana do Recife e outros seis municípios pernambucanos. "A gente vai continuar atendendo os municípios da Região Metropolitana, além de Vitória de Santo Antão, Caruaru, Timbaúba, Arcoverde, Garanhuns e Petrolina", explicou.

"É um serviço que é realizado porta a porta. O veículo vai até a casa da pessoa, leva até a clínica ou o centro de reabilitação e traz de volta novamente na porta da pessoa", acrescentou o secretário. 

Cada veículo é atendido por um motorista e um ajudante que auxiliam no transporte e na locomoção da pessoa com deficiência e do seu acompanhante. E realiza de 10 a 15 viagens por dia. 

Nos finais de semana, são promovidas rotas de lazer para pontos turísticos e de entretenimento do Estado, além do transporte para eventos fixos do calendário estadual, como a Fenearte, e projetos de inclusão, como o Praia sem Barreiras, Camarote da Acessibilidade e Bike sem Barreiras.

Nessa nova versão, a rota de lazer será aberta também ao público que não é usuário cadastrado do programa.

Importância do programa 
Há mais de três anos, Rayra Vitória, de 6 anos, que tem deficiência motora, e a mãe Renata Brito dela participam do programa. Para Renata, o PE Conduz promove uma melhoria de vida aos usuários. 

“Vamos retomar as terapias que estavam paradas por conta da pandemia. Nós não tínhamos também financeiras para pegar o carro. O PE Conduz leva as mães para a terapia e dá uma melhoria de vida muito grande para a gente. Essa retomada vai ajudar muitas mães e pacientes que precisam estar nas terapias.  Ficamos mais aliviadas”, destacou Renata. 

Desde 2014, João Carlos Tobias Ferreira, de 35 anos, morador do Recife, utiliza o serviço para realizar consultas e como forma de transporte para atividades de lazer. 

“Utilizo o PE Conduz faz tempo para fazer as minhas fisioterapias e também para rota de lazer que é muito importante porque é uma forma também de você sair, conhecer pessoas com outras deficiências e isso é muito importante. O programa é muito importante para a nossa saúde e bem-estar”, explicou João. 

Para os motoristas Adaias Neri e Cesar Gonçalvez, que trabalham no programa desde o seu lançamento, em 2011, é gratificante poder voltar com o serviço. 

“A retomada do PE Conduz é um programa de grande importância na vida dos usuários que tanto precisam. A partir desse programa, quando foi lançado, muitos pais ficaram satisfeitos e agradecidos. Para nós, é gratificante trabalhar diretamente com essas crianças e isso faz parte do nosso dia a dia, faz muito bem. A palavra de hoje é gratidão pela retomada”, destacou o condutor Adaias Neri. 

“Muitas mães vinham sofrendo andando de coletivo, pagando Uber e esse programa é para pessoas de baixa renda. E esse programa só veio somar e continuar ajudando as pessoas que precisam de tratamento", acrescentou o motorista Cesar Gonçalves. 

Novas vagas 
A equipe da Superintendência Estadual da Pessoa com Deficiência (SEAD) realizou visitas sociais às mais de 600 pessoas atendidas pelo serviço para atualizar as informações cadastrais.

A partir de novembro, o programa abrirá novas vagas. O processo será realizado no site da Secretaria de Desenvolvimento Social Criança e Juventude (SDSCJ), através do link www.sdscj.pe.gov.br

A equipe conta com nove teleatendentes, que estarão disponíveis para que os usuários possam agendar, reagendar ou cancelar as consultas e solucionar outros tipos de demandas. É possível entrar em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 0800.281.0312, de segunda a sexta-feira, das 5h às 22h, ou através do WhatsApp, no número (81) 998167-1850

Veja também

Odebrecht: Filho de ex-presidente do Panamá se declara culpado de lavagem de dinheiroPanamá

Odebrecht: Filho de ex-presidente do Panamá se declara culpado de lavagem de dinheiro

Boletim da Fiocruz sinaliza aumento de casos de SRAG em 13 estadosSíndrome respiratória aguda grave

Boletim da Fiocruz sinaliza aumento de casos de SRAG em 13 estados