Logo Folha de Pernambuco

MILEI

Governo argentino suspende sites e contas nas redes sociais de rádio e TV públicas

Ao acessar os endereços online, é possível ver a mensagem "Site em reconstrução"

O presidente da Argentina, Javier MileiO presidente da Argentina, Javier Milei - Foto: Augustin Macarian/AFP

O governo argentino suspendeu nesta terça-feira (21) as contas nas redes sociais e sites de meios de comunicação públicos no âmbito de um processo de "reorganização" com o "objetivo de melhorar (...) o conteúdo gerado", em uma medida acusada de "censura" pela categoria.

"Foi tomada a decisão de pausar temporariamente todos os conteúdos das redes sociais e sites dos meios de comunicação públicos", segundo um comunicado publicado em todas as contas dos veículos estatais nas plataformas digitais.

Ao acessar os endereços online, é possível ver a mensagem "Site em reconstrução". A medida inclui a Televisión Pública, a Radio Nacional e todas suas emissoras afiliadas, o canal educativo Encuentro e o canal infantil Paka Paka.

Esta é mais uma medida do governo do presidente Javier Milei contra a imprensa estatal, a qual o ultradireitista acusa de ser um instrumento "de propaganda" e que incluiu em um projeto de lei de privatização.

O Sindicato de Imprensa de Buenos Aires (Sipreba) emitiu um comunicado no qual rejeita "o silenciamento das redes sociais de ambos os meios de comunicação (Radio Nacional e Televisión Pública) e acusou a medida de "censura e intimidação que se soma ao silenciamento da Télam", agência de notícias do Estado cujo Executivo anunciou a suspensão em março.

Neste mesmo mês, o governo suspendeu todos os noticiários de fim de semana da Televisión Pública, juntamente com o cancelamento de todos os programas ao vivo, com exceção de alguns noticiários.

Além disso, cortou o pagamento de horas extras e feriados na Radio Nacional, o que fez com que as 49 emissoras do interior do país tivessem que suspender a programação dos finais de semana e transmitir os programas de Buenos Aires.

Em funcionamento desde 1937, a rádio pública na Argentina possui uma das poucas emissoras bicontinentais do mundo, a de Río Grande na Ilha Grande da Terra do Fogo (sul), que também pode ser ouvida em parte da Antártida, nas Ilhas Malvinas e nas Ilhas do Atlântico Sul.

A Televisión Pública, por sua vez, começou a ser transmitida em 1951 e foi a primeira emissora televisiva da Argentina.

Veja também

Cuba vive nova ameaça de furacão após impacto do Oscar há duas semanas
FURACÃO

Cuba vive nova ameaça de furacão após impacto do Oscar há duas semanas

Kamala ou Trump? Estados Unidos têm noite eleitoral com nervos à flor da pele
ELEIÇÕES NOS EUA

Kamala ou Trump? Estados Unidos têm noite eleitoral com nervos à flor da pele

Newsletter