Ajuda

Governo de Pernambuco e Prefeitura do Recife enviam 200 concentradores de oxigênio ao Amazonas

Equipamentos serão transportados neste sábado (16), com destino a Manaus

Concentradores de OxigênioConcentradores de Oxigênio - Foto: Divulgação

O Governo de Pernambuco e a Prefeitura do Recife (PCR) estão enviando 200 concentradores de oxigênio para o Amazonas, que vive um colapso no sistema de saúde há mais de 24 horas, com falta de oxigênio para os hospitais.  

Cem equipamentos estão sendo disponibilizados pela gestão estadual pernambucana e outros cem pela PCR. Os concentradores de oxigênio foram utilizados pelos hospitais de campanha que foram desmobilizados. 

A companhia aérea Azul disponibilizará uma aeronave para levar, neste sábado (16), os equipamentos, que correspondem a um aparato total de mais de três toneladas. A carga sairá do Aeroporto Internacional de Recife/Guararapes – Gilberto Freyre para Manaus, capital amazonense.

"O enfrentamento da Covid-19 é um desafio de toda a nação brasileira e estamos todos embuídos do sentimento de ajudar nossos irmãos amazonenses nesse momento difícil. Este é um gesto humanitário e que não tem impacto na assistência aos pernambucanos", afirma o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo. 

Os equipamentos são indicados para o tratamento de pacientes que precisam de suporte de oxigênio durante a assistência médica. Os concentradores são máquinas que funcionam abastecendo o O2 a partir do ambiente, concentrando o oxigênio que fica com pureza de até 95%, sendo capaz de fornecer até cinco litros de O2 por minuto ao paciente. 

Na noite da última quinta-feira (14), o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, conversou com o governador do Amazonas, Wilson Lima, e ofereceu ajuda. "Coloquei o estado de Pernambuco à disposição dos cidadãos amazonenses. Faremos tudo que esteja ao nosso alcance para ajudar os irmãos do Amazonas a superar esse momento crítico da pandemia", disse Paulo Câmara.

Veja também

Lira chama governadores para diálogo sobre pandemia após ataques de Bolsonaro a medidas restritivas
Governo

Lira chama governadores para diálogo sobre pandemia após ataques de Bolsonaro a medidas restritivas

Museu da Língua Portuguesa será reinaugurado na região central de São Paulo
Museu

Museu da Língua Portuguesa será reinaugurado na região central de São Paulo