Coronavírus

Governo de Pernambuco inaugura novos leitos de UTI em Afogados da Ingazeira

Os leitos irão auxiliar na assistência à população no combate à Covid-19

Entrega de leitosEntrega de leitos - Foto: Miva Filho/ SES-PE

Com o objetivo de garantir a assistência à população no combate à Covid-19, o Governo de Pernambuco inaugurou, nesta sexta-feira, no Hospital Regional Emília Câmaram, em Afogados da Ingazeira, os dez primeiros leitos de UTI da X Gerência Regional de Saúde, que abrange 12 municípios do Sertão do Pajeú. Agora o Estado chegou ao total de 1.941 leitos voltados para os pacientes com o novo coronavírus. 

A unidade de saúde já possuía 10 vagas de enfermaria para o atendimento de pacientes suspeitos ou confirmados com Covid-19. A inauguração dos leitos de UTI teve a presença do secretário estadual de Saúde, André Longo, e do presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, que também é prefeito de Afogados da Ingazeira.

"Como sertanejo, fico muito feliz em poder propiciar este momento, que será um marco para a medicina e para a população da região”, comentou André Longo, que nasceu no Sertão paraibano, na cidade de Patos.

A UTI foi nomeada Otoniel Barbosa de Lima, homenagem a um dos primeiros servidores da unidade, que prestou 35 anos de serviço e faleceu aos 100 anos de Covid-19. “Viver 100 anos é uma dádiva. Quero agradecer essa homenagem a meu pai e dizer que estou encantada com esses 10 leitos para a região. Tenho certeza que trará muita sorte e salvará muitas vidas”, disse a filha do homenageado, Fernanda Barbosa Lima.
 

O Hospital Regional Emília Câmara conta com um total de 62 leitos de enfermaria, nas especialidades de clínica médica, cirúrgica, obstétrica, pediátrica e ortopédica. O hospital, antes da pandemia, realizava uma média mensal de 12 mil atendimentos na urgência, 180 partos, 560 internamentos e 150 cirurgias de urgência e eletivas.

Leitos em Pernambuco
De acordo com estudo do Conselho Federal de Medicina (CFM) que analisou o número de leitos nos estados e capitais brasileiros entre fevereiro e junho de 2020, Pernambuco aparece como o segundo estado do País em ampliação da rede hospitalar, atrás apenas de São Paulo. 

Outro levantamento divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) coloca o Estado na segunda melhor posição na proporção de leitos de UTI adulto para Covid-19 quando relacionado com a sua população. Com uma taxa de 1,3 leitos de UTI para cada 10 mil habitantes, o Estado fica atrás apenas do Espírito Santo, que registra taxa de 1,5. 

Em relação à taxa de ocupação das UTIs no Estado, nesta sexta, a ocupação total atingiu os 56% - 48% de vagas de enfermaria e 64% de terapia intensiva -, um dos menores patamares desde o início da pandemia.

Veja também

Acordo amplia autorização dos quiosques na Orla de Boa Viagem e Pina por 10 anos
Recife

Acordo amplia autorização dos quiosques na Orla de Boa Viagem e Pina por 10 anos

São Paulo anuncia ampliação de testes da fase 3 da vacina CoronaVac
coronavírus

São Paulo anuncia ampliação de testes da fase 3 da vacina CoronaVac