Governo de Pernambuco lança programa voltado à alfabetização de crianças

Projeto visa melhorar a qualidade do ensino e, consequentemente, os resultados de aprendizagem dos estudantes, trabalhando em parceria com os municípios

Projeto visa melhorar a qualidade do ensino e, consequentemente, os resultados de aprendizagem dos estudantesProjeto visa melhorar a qualidade do ensino e, consequentemente, os resultados de aprendizagem dos estudantes - Foto: Kleyvson Santos/Folha de Pernambuco

O Governo de Pernambuco lançou, na manhã desta terça-feira (11), o programa Criança Alfabetizada, em cerimônia realizada no Teatro Guararapes, em Olinda, no Grande Recife. Considerado o maior projeto desse tipo já criado em Pernambuco, o programa visa melhorar a qualidade do ensino e, consequentemente, os resultados de aprendizagem dos estudantes, trabalhando em parceria com os municípios.

Uma das principais ações é a nova distribuição do ICMS Socioambiental para as cidades. A participação da educação no repasse aumentará dos atuais 3% para 18% de forma escalonada em seis anos. O programa conta com seis eixos estratégicos: fortalecimento da gestão, formação de gestores e professores, material complementar, avaliação de estudantes, incentivo às escolas e engajamento dos municípios.

Leia também:
MEC prepara material para explicar nova política de alfabetização
Prefeitura abre 410 vagas para alfabetização de Jovens e Adultos no Recife
FolhaMais mostra aumento do consumo de crack e pesquisa sobre alfabetização

"Após todos os avanços já alcançados e figurar como destaque nacional do Ensino Médio, é chegada a hora de começar um trabalho intenso com crianças desde cedo para garantir a continuidade dos avanços e deste grande projeto que é a nossa educação", disse o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Fred Amâncio.

O programa prevê a formação continuada para todos os gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores que atuam na pré-escola e alfabetização, contemplando mais de 23 mil servidores formados. A iniciativa ainda conta com o Prêmio Escola Destaque para as unidades de ensino com bons desempenhos e apoio técnico e financeiro para as escolas com menores resultados, ofertando mais de R$ 6 milhões em recursos.

Veja também

Vogue vai publicar nova capa com Kamala Harris após avalanche de críticas
Polêmica

Vogue vai publicar nova capa com Kamala Harris após avalanche de críticas

Joe Biden e Kamala Harris homenageiam 400 mil vítimas da Covid-19 no país
Estados Unidos

Biden e Kamala homenageiam 400 mil vítimas da Covid-19