Coronavírus

Governo de Pernambuco prorroga até 9 de maio as medidas restritivas contra a Covid-19

Governador Paulo Câmara anunciou prorrogação das medidas restritivasGovernador Paulo Câmara anunciou prorrogação das medidas restritivas - Foto: Divulgação / Governo de Pernambuco

Em pronunciamento nesta quinta-feira (22),  o governador Paulo Câmara (PSB) anunciou a prorrogação das medidas restritivas em Pernambuco. O gestor afirmou que os números das últimas três semanas indicam uma estabilização de casos, internações e óbitos devido ao novo coronavírus em Pernambuco, mas com percentuais ainda em um patamar alto. Por conta disso, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 no Estado decidiu, em reunião realizada ontem (21), estender as atuais restrições contidas no Plano de Convivência até o dia 9 de maio, com alguns ajustes que passarão a vigorar a partir da próxima segunda-feira (26).

“Vamos autorizar o comércio de praia, de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h, mantendo a proibição nos finais de semana. O funcionamento das atividades de maneira geral será estendido, nos finais de semana, até as 18h, para quem iniciar às 10h. Os estabelecimentos que abrirem às 9h só poderão funcionar até as 17h”, detalhou Paulo Câmara.

Ainda de acordo com o governador, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 continuará analisando diariamente os números da pandemia para avaliar a necessidade de novos ajustes para o período a partir de 10 de maio. “Seguimos contando com a compreensão de toda a população pernambucana. É nosso dever manter as atitudes preventivas. Evite aglomerações, higienize as mãos e sempre use máscara”, finalizou.

 

Confira como fica o funcionamento de cada setor:
 

Comércio de praia
A partir da próxima segunda-feira (26), será autorizado o retorno do comércio de praia, exclusivamente de segunda a sexta, das 9 às 16h. É obrigatório o cumprimento dos protocolos de distanciamento entre os guarda-sóis, além do limite de ocupação das barracas. O retorno ainda é proibido durante os fins de semana.
 
Comércio de bairro
O comércio dos bairros terá mais flexibilidade de funcionamento, desde que cumpra o limite de dez horas contínuas durante a semana e de oito horas contínuas nos fins de semana. Na prática, as lojas desse perfil poderão abrir a partir das 8h de segunda a sexta. As unidades que optarem por esse horário precisarão encerrar as atividades às 18h. Quem optar por abrir às 9h fechará às 19h. Já quem abrir às 10h terá que fechar às 20h. Nos fins de semana, o funcionamento poderá ocorrer até às 18h, mas só poderão funcionar até esse horário as lojas que abrirem às 10h. Portanto, quem abrir às 9h continuará encerrando a atividade às 17h, cumprindo o limite de oito horas de operação contínua. 
 
Escritórios, bares e restaurantes
A mudança de fim de semana também vale para escritórios corporativos, bares e restaurantes, que poderão escolher funcionar das 9h às 17h ou das 10h às 18h. 
 
Academias e igrejas
Para as academias, inclusive nas unidades localizadas dentro dos clubes sociais e esportivos, o funcionamento ganha uma hora no fim de semana e será estendido até às 18h, mantendo a abertura a partir das 5h. A medida também vale para igrejas.

Veja também

Empresa registra mais 2 possíveis mortes ligadas a suplementos alimentares; entenda
suplemento

Empresa registra mais 2 possíveis mortes ligadas a suplementos alimentares; entenda

Cabo realiza Paixão de Cristo em Ponte dos Carvalhos e Juçaral nesta sexta (29) e sábado (29)
Paixão de Cristo

Cabo realiza Paixão de Cristo em Ponte dos Carvalhos e Juçaral nesta sexta (29) e sábado (29)

Newsletter