BRASIL

Governo de São Paulo estuda liberação do uso de máscaras ao ar livre na próxima semana

O uso obrigatório do item de prevenção à Covid é determinado por decreto estadual, atualmente em vigor até 31 de março

São Paulo São Paulo  - Foto:

O governo de São Paulo estuda flexibilizar o uso de máscaras, e a liberação pode ser anunciada já no início da próxima semana, após reunião do grupo de especialistas que assessora o estado no combate à pandemia.

O chamado comitê científico tem uma reunião na próxima terça-feira, e a expectativa é que a decisão sobre o tema seja tomada nesse encontro. Porém, uma eventual flexibilização valeria neste momento apenas para o uso de máscaras em locais abertos.

O uso obrigatório do item de prevenção à Covid é determinado por decreto estadual, atualmente em vigor até 31 de março.

Nesta quinta-feira, o governador de São Paulo, João Doria, admitiu que há “uma boa tendência” de flexibilização e que aguarda posicionamento do comitê científico, responsável pela aprovação prévia e decisões na área da Saúde e combate à pandemia.

— Reproduzimos o que eles decidem, e por isso não é possível anunciar taxativamente a medida de liberação de máscaras ao ar livre. Mas diria que há uma boa tendência, uma boa indicação — disse Doria.

Nos bastidores, a expectativa do governo é que se mantenha a queda nos indicadores de casos, hospitalizações e mortes, depois do aumento expressivo de infecções derivado da variante Ômicron.

Em novembro do ano passado, o governo paulista chegou a anunciar uma flexibilização no uso de máscaras que valeria a partir de 11 de dezembro, mas teve de voltar atrás diante do recrudescimento da pandemia no estado e no país como um todo.

Desta vez, com o avanço da vacinação e a diminuição dos contágios - que se espera que continuem em queda mesmo após as aglomerações registradas no carnaval -, a expectativa é que a utilização das máscaras ao ar livre possa ser dispensada.

Na mesma reunião do comitê da próxima semana também deve ser tratada a liberação do uso de máscaras em escolas do estado. Não há previsão ainda, porém, sobre flexibilização do item dentro das salas de aula.

— Realmente estamos discutindo e observando a tendência em todo o mundo — disse o secretário da Educação, Rossieli Soares. — Obviamente nossa prioridade é nunca colocar em risco o fechamento de escolas. Portanto, o comitê científico que tem discutido o tema ainda não tomou a decisão. Vamos voltar a discutir na semana que vem, mas talvez não seja o momento agora da retirada de máscaras, especialmente dentro das salas de aula. Mas há uma discussão em relação a isso especialmente em espaços abertos, fazer algo gradual, até para que possamos observar outras influências nesse momento.

No mesmo tom, o secretário da saúde, Jean Gorinchteyn, defende "formas de retiradas graduais" e afirma que qualquer anúncio sobre flexibilização no uso de máscaras será feito "no momento certo, na hora certa".

Em nota, a Secretaria de estado da Saúde afirma que "toda e qualquer medida adotada no estado para enfrentamento da pandemia é precedida por análises técnicas junto ao Comitê Científico".

E reforça que, por enquanto, "permanece vigente o decreto de obrigatoriedade do uso de máscaras para prevenção da Covid-19 no estado de São Paulo, com o objetivo de aumentar a segurança dos paulistas.".

Na última quarta-feira, o estado ultrapassou a marca de 100 milhões de doses de vacina contra Covid-19 aplicadas. São Paulo tem hoje 82,5% da população com esquema vacinal completo.

Veja também

Trump ameaçado de desacato em julgamento criminal
EUA

Trump ameaçado de desacato em julgamento criminal

Rodoviários liberam TI Xambá após chegada de carro-pipa, mas não descartam outra paralisação
OLINDA

Rodoviários liberam TI Xambá após chegada de carro-pipa, mas não descartam outra paralisação

Newsletter