História de Brasília

Governo do DF tenta trazer de volta ao Brasil acervo de Lucio Costa referente ao projeto de Brasília

Costa é conhecido como pai de Brasília por ter sido o responsável pelo projeto que balizou sua construção

Vista aérea da Esplanada dos Ministérios em Brasília-DFVista aérea da Esplanada dos Ministérios em Brasília-DF - Foto: Ana Volpe/Agência Senado

 Em ofício enviado ao Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) nesta sexta-feira (22), o secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, Bartolomeu Rodrigues, solicita colaboração para buscar uma estratégia para que a parte do acervo do urbanista e arquiteto Lúcio Costa referente ao projeto de Brasília retorne ao Brasil.

Costa é conhecido como pai de Brasília por ter sido o responsável pelo projeto que balizou sua construção.
O acervo de Costa, com 11 mil documentos, foi transferido à Casa da Arquitectura após decisão de sua família, que disse que no Brasil não há nenhum lugar com a mesma infraestrutura, reserva técnica, capacidade de treinamento e cuidado do acervo da instituição localizada em Portugal.

No ofício, Rodrigues provoca o Iphan para que avalie se há registro de tombamento entre os documentos doados para a Casa da Arquitectura.

Ainda que não haja registro de tombamento dos bens, argumenta o secretário, é necessário analisar se há no acervo obras pertencentes ao Distrito Federal, em especial aquelas que tratam do concurso público para construção de Brasília realizado entre 1956 e 1957 e vencido por Lucio Costa.

Ao finalizar seu texto, Rodrigues solicita apoio do Iphan na "construção conjunta de solução que vise o retorno do acervo ao Brasil."

Veja também

Ensino à distância estimula inclusão indígena, mas qualidade é desafio
EDUCAÇÃO

Ensino à distância estimula inclusão indígena, mas qualidade é desafio

Solenidade celebra 376 anos do Exército Brasileiro, no CMNE, no Curado, Zona Oeste do Recife
COMEMORAÇÃO

Solenidade celebra 376 anos do Exército Brasileiro, no CMNE, no Curado, Zona Oeste do Recife

Newsletter