Notícias

Governo já repatriou 11,7 mil brasileiros desde o início da pandemia

Segundo o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, os brasileiros que estão no exterior estão espalhados por 90 países

Ministro das Relações Exteriores, Ernesto AraújoMinistro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, disse nessa quarta-feira (8) que o governo brasileiro já repatriou 11,7 mil brasileiros que procuraram as embaixadas do Brasil em vários países para retornar ao país, devido as restrições de deslocamento provocadas em todo o mundo pela pandemia do novo coronavírus.

Em entrevista à TV Brasil, o ministro também afirmou que mais 6 mil devem ser repatriados. Segundo Ernesto Araújo, os brasileiros que estão no exterior estão espalhados por 90 países. Mesmo com dificuldades logísticas provocadas pelo fechamento de aeroportos e fronteiras, todos devem retornar por meio de voos fretados pelo governo federal ou por vias terrestres, no caso de quem estiver na América do Sul.

Leia também:
Total de repatriados chega a 11,5 mil, aponta balanço do governo
Isolamento contra a Covid-19 não é adotado por 28% dos brasileiros
Brasileiros são chamados de 'corona' no exterior


‘Vamos atender todos os brasileiros que estavam viajando e, de repente, se viram nessa dificuldade, quase todos os países fechando o espaço aéreo, voos cancelados, as pessoas muitas vezes sem ter onde ficar”, disse.

De acordo com o ministro, a maioria dos brasileiros que querem voltar ao país está em Portugal, onde 1,3 mil aguardam para retornar.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

Veja também

Congresso dos Estados Unidos aprova pacote de ajuda à Ucrânia
Diplomacia

Congresso dos Estados Unidos aprova pacote de ajuda à Ucrânia

Argentina pede prisão de ministro iraniano por atentado contra Amia
Ataque de 1994

Argentina pede prisão de ministro iraniano por atentado contra Amia

Newsletter