Governo quer instalar sinalização e rota de cicloturismo no Interior; custo chega a quase R$ 3 mi

Trilha proposta pela Secretaria de Turismo liga quatro municípios no Agreste

Trajeto proposto pela Secretaria de TurismoTrajeto proposto pela Secretaria de Turismo - Foto: Divulgação

O acesso aos pontos turísticos do Agreste de Pernambuco e do Vale do São Francisco deverá ficar mais fácil nos próximos meses. Pelo menos é o que acredita a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Estado, que pretende instalar placas de sinalização turística e uma bicitrilha ao custo de R$ 2,9 milhões e com prazo de finalização em seis meses.

De acordo com a secretaria, serão mais de 150 placas de sinalização nos municípios de Gravatá, Bezerros, Caruaru e Bonito, no Agreste; e Santa Maria da Boa Vista, Petrolina e Lagoa Grande, no Sertão, para incentivar a visitação aos atrativos culturais e naturais dessas cidades. Além das indicações para os atrativos, será implantada a sinalização indicativa e interpretativa da nova rota do cicloturismo no Agreste.

Serão 180 km de uma bicitrilha que ligará os quatro municípios do Polo Agreste. A ideia é que o ciclista percorra os municípios através da trilha fazendo paradas estratégicas orientadas pelas placas de sinalização e também por um site auxiliar que está sendo desenvolvido pela pasta. A trilha vai passar pelas cidades de Gravatá, Caruaru, Bonito e Bezerros.

Placas

Ainda nos municípios do Polo Agreste, serão implantadas 112 placas de sinalização turística vertical. Em Bezerros, receberão nova sinalização o Polo Cultural Serra Negra, Parque Ecológico de Serra Negra, Centro de Artesanato de Pernambuco, Memorial J. Borges, Espaço Papangu e a Casa de Cultura Lula Vassoreiro. Em Bonito, serão sinalizadas a Sede de Associação de Bacamarteiros do Batalhão 15, Pedra do Rodeadouro e a Serra do Araticum.

Em Caruaru, receberão nova sinalização os pontos turísticos Alto do Moura, Feira de Caruaru, Museu do Barro, Casa Museu Mestre Vitalino, Espaço Cultural Mestre Galdino, Casa de Cultura José Condé e o Museu Fábrica Caroá. Já em Gravatá, serão sinalizados o Polo Moveleiro, Estação do Artesão, Mercado Cultural, Memorial de Gravatá, Mirante do Cruzeiro, Parque da Cidade e a Serra do Contente.

Na região do Vale do São Francisco, serão sinalizadas 45 localidades. Em Petrolina, serão implantadas novas placas no de Bairro de Petrolina Antiga, Bodódromo, Catedral Sagrado Coração de Jesus, Centro Cultural Ana das Carrancas, Igreja Matriz Nossa Senhora Rainha dos Anjos, Museu do Sertão, Oficina Mestre Quincas, Ilha do Massangano, Ilha do Rodeadouro, Rio São Francisco/orla e no Parque Zoobotânico da Caatinga. Em Lagoa Grande, a Ilha Grande do Pontal e as Vinícolas receberão novas placas. Já em Santa Maria da Boa Vista receberão nova sinalização o Casario histórico, Mirante do Carmelo, a Orla e o Rio São Francisco.

Veja também

Jogador de futebol americano se assume gay após participar de reality de namoro
The Bachelor

Jogador de futebol americano se assume gay após participar de reality de namoro

Março de 2021 registra menor patamar da série histórica de homicídios para o mês, diz SDS
Segurança pública

Março de 2021 registra menor patamar da série histórica de homicídios para o mês, diz SDS