Grande Recife fiscaliza uso obrigatório de máscaras no ônibus

Fiscais do Grande Recife Consórcio de Transporte darão apoio aos operadores nas fiscalizações do uso do acessório pelos passageiros

Ônibus no RecifeÔnibus no Recife - Foto: Divulgação

Usuários de ônibus deverão ficar atentos as mudanças na rotina do uso do transporte público, devido a intensificação da quarentena. A partir desta segunda-feira (18) os passageiros, ao entrarem no veículo, deverão usar obrigatoriamente durante todo o percurso usarem máscaras de proteção, além de portarem documentos comprobatórios de que vão realizar atividades essenciais.

Fiscais do Grande Recife Consórcio de Transporte darão apoio aos operadores nas fiscalizações do uso do acessório pelos passageiros. Os motoristas e cobradores estão acobertados a não levarem pessoas sem máscaras, podendo pedir apoio a Policia Militar os aos agentes das blitzs ao longo do percurso, caso haja resistência.

Leia também:
Frota de ônibus no Grande Recife fica reduzida à quase metade a partir desta sexta

Relatório da CBTU aponta falha humana como causa da colisão entre dois trens, ocorrida em fevereiro

OMS lança campanha para compartilhar dados científicos contra o novo coronavírus

“O uso da máscara por parte do passageiro reforça a proteção dele, dos operários e dos outros passageiros do ônibus”, disse a gerente de Fiscalização do Grande Recife Consórcio, Kathia Sena.

A promessa é de uma soma de equipamentos aos 15 principais terminais de ônibus. Nesses, os passageiros só poderão circular no transporte se houver o assento disponível. As regras foram impostas a partir do decreto 49.017/20 que foi publicado na última segunda-feira(11) e estabeleceu o lockdown nas cidades do Recife, Olinda, Jaboatão do Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata.

Os veículos que serão adicionados as frotas que já vem sendo reduzidas com o passar dos dias, poderão aumentar em até 20% os números das viagens em alguns dos terminais. Segundo o Grande Recife não há um número exato no quantitativo dos equipamentos, que serão lançados conforme a demanda dos passageiros nos terminais.

Os 15 TIs, dos 26 existentes, na segunda-feira(18), a receberem as medidas serão: Joana Bezerra, Tancredo Neves, Macaxeira, Caxangá, Aeroporto, Jaboatão, Barro, TIP, Cajueiro Seco, Xambá, PE-15, Camaragibe, Pelópidas Silveira, Igarassu e Cabo. Já para este sábado (16), quando começa oficialmente o isolamento mais rígido, o Estado estará estocando veículos apenas em cinco TIs: PE-15, Joana Bezerra, Macaxeira, Camaragibe e Jaboatão. As ampliações nas linhas serão em horários de pico das 15:30h às 19:30h e das 05:30h às 9:00h.

 

Veja também

Cai árvore centenária do Imip por causa das fortes chuvas
Chuvas

Cai árvore centenária do Imip por causa das fortes chuvas

Apac renova alerta de chuvas no Recife pelas próximas 24 horas
precipitação

Apac renova alerta de chuvas no Recife pelas próximas 24 horas