A-A+

Grande Recife teve quatro tiroteios por dia em outubro

Dados do aplicativo Fogo Cruzado indicam que disparos deixaram 100 mortos e 40 feridos no período

Homicídio na Rua das CalçadasHomicídio na Rua das Calçadas - Foto: Anderson Stevens/ Folha de Pernambuco

Durante outubro, 131 disparos de arma de fogo foram contabilizados pelo aplicativo Fogo Cruzado na Região Metropolitana de Recife (RMR), o que corresponde a uma média de quatro por dia. Os tiroteios deixaram pelo menos 100 mortos e 40 feridos. Os maiores números ocorreram no Recife (61), em Jaboatão dos Guararapes (22), no Cabo de Santo Agostinho (15), em Igarassu (6) e em São Lourenço da Mata (6).

Ainda conforme os dados, foram registradas nove ocorrências com múltiplos homicídios, sendo três no Recife, três em Jaboatão, uma em São Lourenço da Mata, uma em Itamaracá e uma em Camaragibe. Outro indicador é o de ocorrências de assassinatos dentro de casa: 14 casos. Do total de vítimas, 94% eram homens, e 6%, mulheres. Só em 10,69% de todas as notificações de tiroteios na RMR em outubro, não houve vítimas.

Leia mais:
Pernambuco registra queda de homicídios pelo 10º mês consecutivo
Mototaxista mata ex-companheira e ex-sogra em Jaboatão

O Fogo Cruzado foi implantado em Pernambuco em 1º de abril deste ano e é coordenado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Segurança Pública (NEPS) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O projeto recebe notificações sobre tiroteios pelo aplicativo e também pelo WhatsApp, Twitter e Facebook.

Veja também

Adolescente passa por cirurgia de 6 horas para reimplantar braço amputado no ônibus
RMR

Adolescente passa por cirurgia de 6 horas para reimplantar braço amputado no ônibus

Primeiros voos cancelados por erupção de vulcão nas Canárias
Ilhas Canárias

Primeiros voos cancelados por erupção de vulcão nas Canárias