Paralisação

Greve dos entregadores de app mobiliza atos por todo o Brasil

Protesto dos entregadores em Campinas (SP)Protesto dos entregadores em Campinas (SP) - Foto: Denny Cesare/Código 19/Folhapress

Entregadores de aplicativos promovem uma greve nacional nesta quarta-feira (1), por melhores condições de trabalho, medidas de proteção contra a Covid-19 e mais transparência na dinâmica de funcionamento dos serviços e das formas de remuneração. A greve não tem uma liderança unificada e a previsão é que a manifestação ocorra em vários estados do Brasil. As manifestações foram organizadas pelas redes sociais e em grupos no Whatsapp. A página do Instagram “Treta no Trampo”, que apoia e divulga os atos dos entregadores, publicou uma postagem com o horário e o local das manifestações que ocorrerão nesta quarta-feira. 

Entre as capitais que farão parte das manifestações estão: São Paulo, Recife, Brasília, Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza. Em Pernambuco, a concentração da manifestação ocorreu por volta das 9h em frente ao Centro de Convenções, em Olinda. Os manifestantes seguirão em comboio ao Palácio do Campo das Princesas.

O presidente da Associação de Motofretistas de Pernambuco (AMP-PE), Rodrigo Lopes, afirma que o ato é um pedido de reconhecimento nacionalmente para a classe que provou a seu valor e importância neste período de pandemia da Covid-19."Queremos ser respeitados com melhorias de taxas, seguros, queremos a liberação do EPI's para classe. Nada mais justo que ser conhecida, ter direitos e deveres  igual a outras classes como taxistas, PMs. A classe carregou a sociedade a e b nas costas", declarou Lopes.

Entregadores que utilizam os aplicativos de entrega realizam nesta quarta-feira (1) na Torre do Castelo, em Campinas, interior de São Paulo, um protesto. A categoria pede melhores condições de trabalho durante o período da pandemia do novo coronavírus. Os trabalhadores reivindicam um aumento no pagamento das corridas e da taxa mínima das entregas, seguro de vida, cobertura contra roubos e acidentes, além de um voucher para compra de equipamentos de proteção individual. Também está previsto um protesto na capital paulista que partirá da Ponte Estaiada e chegará às 14h no Masp, na avenida Paulista. 

No Rio de Janeiro, motoboys se reuniram às 9h em frente a praça da Igreja Nossa Senhora da Candelária e realizarão um protesto pelas ruas da capital. Em Belo Horizonte, capital mineira, a manifestação ocorre em frente a Assembleia Legislativa do Estado.  No Distrito Federal, em Brasília, o movimento se concentra no estacionamento do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, desde às 9h, e deve seguir por alguns pontos, como a Esplanada dos Ministérios.

Existe a expectativa que a greve se estenda para outros países. Entregadores estimam que movimentos em outros países da América Latina devem se juntar à paralisação. Trabalhadores de Argentina, Chile, Costa Rica. México, Equador, entre outros, devem aderir ao movimento.
 

Veja também

Rússia diz ter provas de vínculos de autores de atentado com Ucrânia
INTERNACIONAL

Rússia diz ter provas de vínculos de autores de atentado com Ucrânia

Receita Federal apreende 1,3 tonelada de cocaína no Rio
drogas

Receita Federal apreende 1,3 tonelada de cocaína no Rio

Newsletter