Greve dos médicos do Recife será reavaliada pela categoria segunda-feira

Sindicato contou que a Prefeitura voltou a procurá-los com uma nova proposta de negociação salarial

Greve dos médicos do Recife paralisa atendimentos na cidadeGreve dos médicos do Recife paralisa atendimentos na cidade - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Os médicos da rede municipal do Recife vão reavaliar o movimento grevista nesta segunda-feira (22). A categoria que paralisou as atividades na última quinta-feira (17) se reúne para assembleia às 14h, no auditório da Associação Médica de Pernambuco (Ampe), que fica no bairro da Boa Vista, Recife.

Segundo o presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Tadeu Calheiros, nos últimos dois dias houve uma sinalização da prefeitura para reabertura da negociação salarial e melhorias nos serviços. “Esta se concluindo alguma proposta. Ainda é cedo para dizer que a greve vai acabar porque a proposta ainda não se concretizou. Vamos aguardar”, disse. Postos de Saúde da Família (PSF), Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e ambulatórios são os serviços afetados pelo movimento grevista.

Leia também:
Médicos do Recife deflagram greve e convocam prefeito para reunião
Com falta de médicos, exames e ambulatório, Correia Picanço vira alvo de inquérito do MPPE


O sindicato, que utilizou a mídia para convocar uma audiência com prefeito Geraldo Julio através de uma carta aberta, não conseguiu o encontro, mas teve a retomada de dialogo com representantes da secretaria de Saúde e Administração. Entre as reivindicações da categoria estão melhorias de segurança, infraestrutura e insumo nas unidades, além de aumento salarial de pelo menos 6%.

A Prefeitura do Recife informou que realizou diversas reuniões de negociação Simepe e continua aberta ao diálogo. A pasta afirma que os médicos servidores do município tiveram ganhos cerca de 10% acima da inflação desde 2013.. Com relação às condições de trabalho, a Prefeitura realizou, em apenas cinco anos, R$ 200 milhões de investimentos nas unidades de saúde, o que é mais do que os 10 anos anteriores. Não há unidade fechada.

Veja também

Vila de Araçoiaba será beneficiada com obra de abastecimento de água
Grande Recife

Vila de Araçoiaba será beneficiada com obra de abastecimento de água

MPT recebe sugestões de ações de combate ao racismo
Reunião virtual

MPT recebe sugestões de ações de combate ao racismo