Greve dos médicos do Recife será reavaliada pela categoria segunda-feira

Sindicato contou que a Prefeitura voltou a procurá-los com uma nova proposta de negociação salarial

Greve dos médicos do Recife paralisa atendimentos na cidadeGreve dos médicos do Recife paralisa atendimentos na cidade - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Os médicos da rede municipal do Recife vão reavaliar o movimento grevista nesta segunda-feira (22). A categoria que paralisou as atividades na última quinta-feira (17) se reúne para assembleia às 14h, no auditório da Associação Médica de Pernambuco (Ampe), que fica no bairro da Boa Vista, Recife.

Segundo o presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Tadeu Calheiros, nos últimos dois dias houve uma sinalização da prefeitura para reabertura da negociação salarial e melhorias nos serviços. “Esta se concluindo alguma proposta. Ainda é cedo para dizer que a greve vai acabar porque a proposta ainda não se concretizou. Vamos aguardar”, disse. Postos de Saúde da Família (PSF), Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e ambulatórios são os serviços afetados pelo movimento grevista.

Leia também:
Médicos do Recife deflagram greve e convocam prefeito para reunião
Com falta de médicos, exames e ambulatório, Correia Picanço vira alvo de inquérito do MPPE


O sindicato, que utilizou a mídia para convocar uma audiência com prefeito Geraldo Julio através de uma carta aberta, não conseguiu o encontro, mas teve a retomada de dialogo com representantes da secretaria de Saúde e Administração. Entre as reivindicações da categoria estão melhorias de segurança, infraestrutura e insumo nas unidades, além de aumento salarial de pelo menos 6%.

A Prefeitura do Recife informou que realizou diversas reuniões de negociação Simepe e continua aberta ao diálogo. A pasta afirma que os médicos servidores do município tiveram ganhos cerca de 10% acima da inflação desde 2013.. Com relação às condições de trabalho, a Prefeitura realizou, em apenas cinco anos, R$ 200 milhões de investimentos nas unidades de saúde, o que é mais do que os 10 anos anteriores. Não há unidade fechada.

Veja também

Vacinação contra gripe acaba nesta sexta-feira (9) em Olinda
Olinda

Vacinação contra gripe acaba nesta sexta-feira (9) em Olinda

Presidente da Bolívia diz ter testado positivo para o novo coronavírus
Jeanine Áñez

Presidente da Bolívia diz ter testado positivo para o novo coronavírus