Greve geral: metrô e bancos divulgam horários de funcionamento; ônibus devem rodar

Confira os esquemas anunciados pelas categorias para esta sexta-feira (14)

Metrô do Recife Metrô do Recife  - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

Diversas categorias devem paralisar suas atividades em razão da greve geral marcada para esta sexta-feira (14) em todo o País. Na Região Metropolitana do Recife, os metroviários decidiram paralisar as atividades, mas, segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), as linhas Centro e Sul do Metrô deverão funcionar das 5h às 9h e das 16h às 20h, os horários de pico do sistema.

A linha Diesel, por sua vez, não terá operação. De acordo com a CBTU, a decisão foi tomada para minimizar os transtornos para os usários devido à adesão do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco à greve.

Leia também:
Metrô do Recife funcionará nos horários de pico no dia da greve geral, diz CBTU
Sindicatos discutem adesão à greve geral; metroviários confirmam paralisação


Os passageiros de ônibus devem ficar atentos ao funcionamento dos coletivos. Segundo o Sindicato dos Rodoviários, a categoria não deve paralisar as atividades. Representantes da categoria visitaram os terminais integrados e garagens para dialogar com os trabalhadores sobre o assunto. "De forma responsável, e no momento certo, o sindicato vai se posicionar sobre o assunto", afirmou a nota divulgada nesta quinta-feira (13). Novos posicionamentos devem ser anunciados em caso de adesão à greve.

Em contrapartida à decisão do sindicato, a oposição afirma que também visitou as garagens para convocar os trabalhadores para a paralisação e devem deixar de circular nesta sexta. "Em sua pauta de reivindicações está o fim dos contratos individuais de trabalho da convenção coletiva, a não demissão de cobradores e cobradoras, fim da dupla função e superexploração sobre o motorista e a manutenção do direito de aposentar-se", afirmou a nota da oposição Guará.

De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transporte, coletivos irão rodar normalmente nesta sexta-feira (14) e um plano de contingência será colocado em prática. Confira a nota na íntegra:

Grande Recife monta esquema de contingência para a paralisação do metrô

Com o metrô funcionando apenas nos horários de pico nesta sexta-feira (14) e para minimizar os impactos da operação ao longo do dia, o Grande Recife colocará em prática um plano de contingência. A medida atende usuários que circulam pelas linhas Centro e Sul do modal. Confira, abaixo, como fica o reforço:

Para os usuários da Linha Sul do metrô, haverá um reforço nas linhas de ônibus em direção ao Centro do Recife com os ônibus da 167 – TI Tancredo Neves (IMIP), 168 – TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista), 166 – TI Cajueiro Seco (Rua do Sol) e 185 – TI Cabo (Cais de Santa Rita). Além destas, a 115 – TI Aeroporto/TI Afogados terá seu itinerário prolongado até o Cais de Santa Rita. Já a linha 140 – TI Cajueiro Seco/Shopping Recife fará a ligação entre os terminais de Cajueiro Seco e Aeroporto.

Aqueles que utilizam a Linha Centro, a partir do município de Camaragibe, poderão contar com um reforço nas linhas 2450 – TI Camaragibe (Conde da Boa Vista) e 2480 – TI Camaragibe/Derby.

Já para quem usa a Linha Centro do metrô, com origem na cidade de Jaboatão, poderá contar com o reforço da linha 200 – Jaboatão (Parador), indo para o Centro do Recife. Serão ativadas as linhas especiais que farão a ligação entre os terminais de Joana Bezerra/Afogados/Barro e Barro/Jaboatão, conforme a demanda. Esta operação especial considera o posicionamento do Sindicato dos Rodoviários de não participar da paralisação geral prevista para esta sexta-feira.

A dica do Grande Recife para quem estiver no centro da capital é que, na dúvida, o usuário se dirija ao Terminal do Cais de Santa Rita ou à Avenida Guararapes, pois nestes locais há uma maior concentração de linhas em direção aos diversos municípios da Região Metropolitana.

Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.


Bancários
Os bancários de Pernambuco aprovaram adesão da categoria à greve geral. Segundo o sindicato da categoria, todas as agências públicas e privadas localizadas nas avenidas Conde da Boa Vista, Guararapes e Dantas Barreto terão a abertura retardada para 12h. O sindicato realizará um ato público em frente ao Banco do Nordeste da Conde da Boa Vista e, às 14h, a categoria segue para o ato unificado convocado pelas centrais sindicais, que será realizado no cruzamento da rua do Sol com a avenida Guararapes.

Veja também

Fiocruz esclarece negociação de doses prontas da vacina de Oxford
Coronavírus

Fiocruz esclarece negociação de doses prontas da vacina de Oxford

Presidente da União Química diz que estudos da Sputnik V devem começar logo após aval da Anvisa
Vacina

Presidente da União Química diz que estudos da Sputnik V devem começar logo após aval da Anvisa