Guarda Municipal de Olinda vai portar armas de fogo

Decisão foi emitida no dia 29 de maio, por meio do Comando da 7ª Região Militar.

Guarda Municipal de Olinda Guarda Municipal de Olinda  - Foto: Divulgação / Prefeitura de Olinda

145 agentes da Guarda Municipal de Olinda, na Região Metropolitana do Recife, foram autorizados pelo Exército Brasileiro a licitar e adquirir 30 pistolas calibre .380 e três espingardas calibre 12. A decisão foi emitida no dia 29 de maio, por meio do Comando da 7ª Região Militar.

Segundo a Secretaria de Segurança Urbana de Olinda, a gestão municipal investiu R$ 150 mil na aquisição dos equipamentos. Após o processo licitatório, os agentes públicos passarão por exames psicológicos em instituições credenciadas pela Polícia Federal. Um total de 50 coletes de proteção balística, incluindo as capas e placas de proteção nível foram adquiridos ainda no mês de maio.

Leia também:
Homem que arrastou mulher em assalto é preso em Paulista
Total de mortes violentas no Brasil é maior do que o da guerra na Síria

Em Pernambuco, apenas duas cidades estão com as Guardas Municipais armadas, Petrolina, no sertão  e o Cabo de Santo Agostinho, na região metropolitana do Recife. Segundo o secretário de Segurança Urbana de Olinda, Coronel Pereira Neto, das 12 mil munições adquiridas na licitação, 10 mil serão utilizadas no processo de treinamento dos agentes. O secretário garantiu que todos os guardas municipais irão passar por um teste psicológico e um treinamento exaustivo para a utilização das armas. 

Pereira Neto afirmou que a decisão de armar as guardas municipais é uma tendência a nível nacional.  "Esse é um movimento a nível nacional que está ocorrendo. Já há a criação de políticas de segurança pública efetivas para atender os municípios". 

Veja também

EUA enviarão 3 milhões de doses da Janssen pro Brasil nesta quinta-feira (24)
Vacinas

EUA enviarão 3 milhões de doses da Janssen pro Brasil nesta quinta-feira (24)

Pernambuco receberá 62 mil doses da vacina da Janssen contra a Covid-19
Vacina

Pernambuco receberá 62 mil doses da vacina da Janssen contra a Covid-19