Guardas municipais protestam e podem decretar greve neste sábado

De acordo com o presidente do Sindicato dos Guardas Municipais, Ewerson Miranda, a categoria realizará novos atos até o próximo sábado (12) e, caso continue sem acordo com a Prefeitura do Recife, fechará todos os postos

Guardas municipais do Recife reivindicam melhoriasGuardas municipais do Recife reivindicam melhorias - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Reunidos desde o início da manhã em frente à Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU), no bairro de Santo Amaro, guardas municipais do Recife deixaram para o próximo sábado (12) a decisão sobre deflagração ou não de greve. De acordo com o  presidente do Sindicato dos Guardas Municipais, Ewerson Miranda, a categoria realizará novos atos até o próximo sábado (12) e, caso continue sem acordo com a Prefeitura do Recife, fechará todos os postos.

Em assembleia permanente desde a última terça-feira (8), eles reivindicam condições de trabalho, qualificação, pagamento do risco de vida, fardamento e armamento, entre outas medidas. “Fecharemos todos os postos da guarda municipal se, até sábado, a prefeitura não apresentar nenhuma proposta em uma mesa que é compatível com as nossas necessidades de hoje”, destacou Ewerson Miranda.

Leia também:
Guardas municipais fecham Parque da Jaqueira em protesto
Guardas municipais do Recife realizam paralisação de 24h


Os trabalhadores fixaram cartazes e protestaram na porta da CTTU, onde devem voltar a reunir no sábado, por volta das 5h, para decidir sobre a deflagração ou não de greve. Eles permanecem no local e devem definir outras medidas até às 12h. “São 23 propostas. Não temos manual de procedimento, não temos manual de operação, não temos contrato de conduta, nós não temos nada. O que a gente quer é respeito, que gente não tem por parte do prefeito. A guarda municipal hoje é tratada como vigia de praça, então a gente está esperando a posição do poder público”, disse.

Sobre a posse de arma, Ewerson afirmou que 500 capitais do Brasil já adotaram esse sistema. “A guarda está fazendo a proteção dos cofres da prefeitura, mas sem equipamento de proteção”, ressaltou.

Veja também

Joe Biden toma posse como 46º presidente dos Estados Unidos
Posse de Biden e Harris

Joe Biden toma posse como 46º presidente dos Estados Unidos

Assista ao vivo à cerimônia de posse de Joe Biden e Kamala Harris
Estados Unidos

Assista ao vivo à cerimônia de posse de Joe Biden e Kamala Harris