Conflito

Guerra na Ucrânia atrapalha fornecimento de gás russo e empurra Finlândia para Otan

Finlândia abandonará neutralidade que mantém desde a Guerra Fria e apresentará pedido formal de adesão à Otan

Gás russo GazpromGás russo Gazprom - Foto: Natalia Kolesnikova / AFP

O fornecimento de gás russo para a Europa foi alterado novamente, nesta quinta-feira (12), pela guerra na Ucrânia, que, além disso, levou a Finlândia a considerar sua adesão à Otan, mesmo diante das advertências de Moscou.

Em Genebra, na Suíça, o Conselho de Direitos Humanos da ONU aprovou iniciar uma investigação sobre as atrocidades atribuídas às tropas russas, que invadiram a Ucrânia em 24 de fevereiro. A decisão foi adotada por ampla maioria, em sessão boicotada pela Rússia.

A Finlândia, que compartilha uma fronteira de 1.300 quilômetros com a Rússia, fez, por sua vez, uma mudança radical em sua política de neutralidade vigente desde a Guerra Fria e apresentará formalmente no domingo (15) o pedido de adesão à Otan, a aliança militar transatlântica liderada pelos Estados Unidos. 

"Ser membro da Otan reforçaria a segurança da Finlândia", afirmaram o presidente e a primeira-ministra do país nórdico em um comunicado conjunto. 

O Kremlin, por outro lado, advertiu de imediato que a entrada da Finlândia na aliança seria, "sem dúvida", uma ameaça para a Rússia. 

O presidente russo, Vladimir Putin, havia justificado, em parte, a invasão da Ucrânia por uma suposta ameaça da Otan, que se expandiu para o leste depois da Guerra Fria

O secretário-geral da aliança, o norueguês Jens Stoltenberg, disse que o pedido de adesão da Finlândia "seria recebido calorosamente na Otan, e que o processo de adesão seria fluido e rápido".

Outro país nórdico, a Suécia, também planeja enviar um pedido de adesão à aliança militar nos próximos dias. 

Nova queda no fornecimento de gás
Por outro lado, as tensões geopolíticas também estão repercutindo nas questões energéticas.

A gigante do gás russo Gazprom anunciou que estava deixando de usar um importante gasoduto polonês, o Yamal-Europa, para seus envios à Europa por causa das sanções ocidentais impostas por sua ofensiva na Ucrânia. 

A Gazprom também afirmou que o trânsito de gás russo para a Europa via Ucrânia foi reduzido em um terço nesta quinta-feira, e culpou a empresa responsável pelo oleoduto na Ucrânia, que, por sua vez, acusa a Rússia pela queda no fornecimento.

A forte dependência energética da União Europeia (UE) com a Rússia impede, por ora, que as sanções contra Moscou incluam as importações de petróleo e gás.

"É preciso desligar o oxigênio energético da Rússia, é particularmente importante para a Europa", disse o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, em uma entrevista coletiva em Berlim. 

Kuleba também voltou a pedir a adesão de seu país à União Europeia. "Ouvimos muitas vezes que a Ucrânia pertence à família europeia e agora é importante reservar o seu lugar" no bloco, declarou o ministro à televisão alemã.

A Ucrânia solicitou sua adesão à UE em 28 de fevereiro, mas alguns países-membros ainda estão reticentes em aceitá-la.

Novos ataques russos
Na frente de batalha, os combates continuam e já passaram várias semanas sem que houvesse qualquer menção a possíveis negociações de paz.

O exército russo continua sua ofensiva no Donbass (leste), ganhando terreno na região de Luhansk com a intenção, segundo a Presidência ucraniana, de tomar "o controle total" das cidades de Rubizhne e Severodonetsk.

Na região de Chernihiv (nordeste), três pessoas morreram e outras 12 ficaram feridas na madrugada desta quinta, em um ataque contra uma escola em Novgorod-Siversky, segundo a defesa civil local.

Esse não é o primeiro ataque contra uma escola, lembrou a ONU. "Esses ataques devem cessar", disse Omar Abdi, um alto funcionário do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em reunião do Conselho de Segurança. 

Em Mariupol (sudeste), as tropas ucranianas entrincheiradas na siderúrgica de Azovstal se recusam a se render, apesar dos bombardeios contínuos da Rússia. 

A vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuk, afirmou que negociações "difíceis" estavam acontecendo para evacuar 38 soldados ucranianos gravemente feridos do local.

Mais de 6 milhões de ucranianos já fugiram do país e mais de 8 milhões se transformaram em deslocados internos desde o início do conflito, segundo a Organização Internacional de Migrações (OIM).

Investigação da ONU
O Conselho de Direitos Humanos da ONU votou - com 33 votos a favor, dois contra (China e Eritreia) e 12 abstenções - para investigar as acusações de atrocidades cometidas pelas tropas russas na Ucrânia. 

A resolução vai se concentrar nas denúncias de atrocidades nas regiões de Kiev, Chernihiv, Kharkiv e Sumy, que teriam ocorrido entre o fim de fevereiro e março de 2022.

"Milhares de pessoas do meu país perderam suas vidas. Os bombardeios e os disparos russos são parte de nossa vida cotidiana", declarou a vice-ministra principal de Relações Exteriores da Ucrânia, Emine Dzhaparova, na abertura da sessão.

Autoridades ucranianas e testemunhas consultados pela AFP acusaram, nesta mesma quinta-feira, as forças russas de disparar com um tanque contra uma casa em uma vila perto de Kharkiv, no leste da Ucrânia, matando vários civis.

Segundo o Ministério Público da região, que faz fronteira com a Rússia, os fatos ocorreram em 27 de março no vilarejo de Stepanki, então ocupado pelas forças russas.

As denúncias de atrocidades também estão sendo investigadas pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) e pela Justiça ucraniana.

Os promotores ucranianos receberam relatos de mais de 10.000 supostos crimes e identificaram 622 suspeitos. 

Além disso, muitos deslocados reportaram atos de tortura e de violência sexual por parte das tropas russas.

O primeiro desses julgamentos começará em breve, contra um soldado russo de 21 anos, acusado de atirar contra um ciclista ucraniano desarmado.

Veja também

Congresso dos Estados Unidos aprova pacote de ajuda à Ucrânia
Diplomacia

Congresso dos Estados Unidos aprova pacote de ajuda à Ucrânia

Argentina pede prisão de ministro iraniano por atentado contra Amia
Ataque de 1994

Argentina pede prisão de ministro iraniano por atentado contra Amia

Newsletter