Logo Folha de Pernambuco

Notícias

Há troca-troca de partido mas os lados são os mesmos

A causa do troca-troca partidário na Câmara Federal e na Alepe é a sobrevivência eleitoral

Inaldo SampaioInaldo Sampaio - Foto: Colunista

Deputados estaduais e federais têm até o dia 7 de abril para trocarem de partido sem risco de perda do mandato por infidelidade partidária. O deputado federal Marinaldo Rosendo deu o pontapé. Saiu do PSB e se filiou ao PP. Já seu colega de bancada João Fernando Coutinho trocou o PSB pelo PROS. Severino Ninho e Gonzaga Patriota também vão sair do PSB, mas ainda não sabem para onde ir. Só sabem que não irão para partidos de oposição ao governo Paulo Câmara. O deputado Cadoca, que está sem partido, é outro que ainda não sabe para onde irá e Daniel Coelho vai trocar o PSDB pelo PPS. O troca-troca também já teve início na Assembleia Legislativa, porém com menos intensidade. Há 12 deputados interessados em mudar de partido em busca de sobrevivência eleitoral. O primeiro a consumar a mudança foi Jadeval de Lima, que saiu do PDT e se filiou ao PMN. O próximo será Álvaro Porto, que vai sair do PSD e retornar ao PTB. Os outros continuam fazendo contas para ver por qual partido será mais fácil a reeleição. Estão nesse barco João Eudes (PRP), Vinicius Labanca (PSB) e Marco Antônio Dourado (PSB), para citar apenas esses três. Até o final da “janela”, ainda haverá muito troca-troca, porém os “lados” continuam os mesmos. Quem é do governo continuará sendo, e quem é da oposição, idem.

Aviso prévio
Há pelo menos três meses, o ex-prefeito João Paulo já
havia dado ciência a alguns amigos de que pretendia
sair do PT para ser candidato a deputado estadual por outro partido. O pedido de afastamento do PT encaminhado na última terça-feira ao presidente regional, Bruno Ribeiro, deixou muitos petistas perplexos porque ele alegou apenas questões de foro íntimo.

Visita às bases > Ainda sem saber se terá espaço na chapa de Paulo Câmara (PSB) para concorrer à reeleição, o senador Humberto Costa (PT) visitará hoje e amanhã cinco cidades do interior: Santa Cruz do Capibaribe, Angelim, Petrolândia, Belém de São Francisco e Salgueiro.

Algo novo > A multidão que se reuniu ontem em frente à Câmara Municipal do Rio para protestar contra o assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) é sintoma de que “algo novo” surgirá no Brasil nas próximas eleições.

Produtor rural > O deputado Guilherme Coelho (PSDB) foi eleito ontem vice-presidente da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas. Em produz manga em Petrolina para exportação.

E a cauda? > João Fernando Coutinho (ex-PSB) vai tentar levar seu novo partido (PROS) para a “chapinha” que já tem PDT (Wôlney Queiroz), PP (Eduardo da Fonte e Marinaldo Rosendo), PCdoB (Luciana Santos) e SD (Augusto Coutinho). O risco é ficar uma chapa só de deputados.

A implosão > Caso se confirme a saída de Guilherme Uchoa do PDT para se filiar ao PSC, a chapa deste último para deputado estadual implodirá. Os candidatos arregimentados pelo presidente André Ferreira não vão querer enfrentar a concorrência do presidente da Alepe.

Veja também

Servidora vítima de feminicídio no Cabo de Santo Agostinho tentou terminar relacionamento
Crime

Servidora vítima de feminicídio no Cabo de Santo Agostinho tentou terminar relacionamento

Dezenas de detidos em manifestação proibida pró-Palestina em Amsterdã
Amsterdã

Dezenas de detidos em manifestação proibida pró-Palestina em Amsterdã

Newsletter