Helicópteros do Grupamento Aéreo pousam no Marco Zero para exibição à sociedade
Muitos aproveitaram para tirar foto e até para entrar nas aeronaves
Três helicópteros do modelo Esquilo do Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) pousaram no Marco Zero do Recife no final da manhã desta quinta-feira (3) e chamaram atenção de quem passou pelo local.
Muitos aproveitaram para tirar foto e até para entrar nas aeronaves. A ação busca aproximar os policiais da sociedade, como diz o coronel Câmara Júnior.
"Durante nossos patrulhamentos, plotamos alguns pontos para pouso e normalmente a gente manda efetivo de solo para dar esse apoio. A população se aproxima, conversa, tira foto, entra na aeronave, muitas perguntas surgem: 'O que vocês fazem? Que tipo de operação vocês realizam?'", disse o coronel.
Leia também
• Arquidiocese de Olinda e Recife dá início à Campanha da Fraternidade 2022
• Olha! Recife oferece várias opções de tour; confira a programação
• Covid-19: vacinação itinerante chega a 11 comunidades do Recife esta semana
Atualmente, O GTA atua em apoio a operações policiais com efeito em solo de diversas forças de segurança do Estado, como as Polícias Militar e Civil e o Corpo de Bombeiros.
"Quando a aeronave se faz presente juntamente com o efetivo do solo, o efeito programado é muito grande. Quando se tem perseguição, lá de cima a gente observa facilmente e a gente consegue capturar o delinquente, seja quem for que estiver indo de encontro à Constituição", completou o coronel.
Uma das pessoas que passava pelo Marco Zero e viu a ação nesta quinta-feira foi o empresário Tiago, de 35 anos. Ele ressaltou que os policiais precisam ser parceiros da população.
"Muito bacana a gente ter a oportunidade, além de conhecer a aeronave, ter esse contato com a polícia. Para saber que a gente pode contar com eles sempre", disse.
Atualmente, o GTA possui três aeronaves em operação e uma nova aeronave chegará no final de abril. O patrulhamento é feito todos os dias.