Doação de sangue

Hemope atinge situação crítica e convoca população a doar sangue

Diante do cenário de aumento de casos de doenças respiratórios em Pernambuco, as reservas de sangue apresentaram quedas de 30%

Foto: Miva Filho/ Divulgação SES-PEFoto: Miva Filho/ Divulgação SES-PE - Foto:

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) convoca a população pernambucana a doar sangue devido à situação crítica das reservas de bolsas de sangue no Estado. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o estoque marcou uma queda de 30% de todos os tipos sanguíneos, com exceção do AB (-). O Hemope é responsável por suprir a demanda de doações de toda a rede pública de saúde de Pernambuco.

De acordo com a diretora de Hemoterapia do hemocentro Recife, Anna Fausta, as doações de sangue são essenciais. “O Hemope costumava receber cerca de 350, 400 pessoas por dia. Hoje a média é de no máximo 200 candidatos. A nossa principal preocupação é não conseguir atender devidamente os hospitais. Nada fazemos sozinhos, sem que todos estejam unidos e prontos para oferecer o seu sangue e a sua solidariedade em prol de todos aqueles que estão precisando", relatou.

Pessoas contaminadas com a Covid-19 ou a gripe ficam impossibilitadas de doar sangue por períodos que podem chegar a 30 dias e por isso, a situação com a alta de casos dessas doenças preocupa a SES e a Fundação. A supervisora de captação do Hemope, Josinete Gomes, avisou: “A gente percebe uma queda significativa na frequência dos doadores no Hemope. Estamos observando a aceleração das doenças respiratórias e como consequência as pessoas ficam indisponíveis para doar, o que impacta diretamente na condição do estoque”.

Aqueles que forem doar sangue devem ter entre 16 e 69 anos, porém os menores de 18 precisam estar acompanhados de pelo menos um dos pais ou responsável legal, enquanto os maiores de 60 necessitam já ter começado a doar no Hemope antes de completar 60 anos. Os doadores precisam também pesar mais de 50 quilos, ter dormido por pelo menos 6h nas últimas 24h e ter se alimentado antes de realizar a doação. 

"Neste momento, convocamos toda a população que já está no tempo certo para a doação para comparecer no Hemope para vir e nós ajude a equilibrar o estoque para o atendimento de toda a população que necessita”, pede a supervisora.

A doação pode ser feita por meio do agendamento de horários pelo número 0800-081-1535 nos dias úteis da semana e durante o horário comercial de 08h às 18h, mas os atendimentos também ocorrem sem agendamento. O Hemope fica localizado na Rua Joaquim Nabuco, 171, bairro das Graças, no Recife e funciona de segunda-feira a sábado de 7h15 às 18h30

Sobre a documentação necessária para a doação, o candidato deve apresentar um documento original com foto que tenha sido emitido por órgãos oficiais, como a Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal e Carteira de Trabalho e Previdência Social. 

Com a situação do aumento de casos de Covid-19 e gripe no Estado, o Banco de Sangue Hemato também está sofrendo com baixas reservas de sangue. As doações de sangue atingiram uma queda de 50% o que pode comprometer o suprimento dos hospitais.

Confira a lista com as sedes do Hemope por todo o estado de Pernambuco:

- Hemope Caruaru localizado na Av. Oswaldo Cruz, S/N - Maurício de Nassau, funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 12h  e 13h30 às 17h.

- Hemope Petrolina localizado na R. Pacífico da Luz, s/n - Centro, Petrolina – PE, funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30.

- Hemope Garanhuns localizado na Av. Gonçalves Maia – Heliópolis, funciona de segunda a quinta, das 13h30 às 17h30, e sexta, das 8h às 12h.

- Hemope Salgueiro localizado na R. Joaquim Gondim, 65, funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h.

- Hemope Serra Talhada localizado na R. Joaquim Godoy, 382 - Nossa Sra. da Penha, funciona de segunda a quinta, das 7h às 9h

- Hemope Ouricuri localizado na R. Ulisses Guimarães – Centro, funciona na segunda, terça, quinta e sexta, das 8h às 10h.

- Hemope Arcoverde localizado na Av. Joaquim Nabuco, 418 – Centro, funciona de segunda a sexta, das 8h às 11h30.

Veja também

Presidente da Autoridade Palestina aprova novo governo
palestina

Presidente da Autoridade Palestina aprova novo governo

"Assassino terrorista": relembre insultos trocados entre Petro e Milei
CONFLITO

"Assassino terrorista": relembre insultos trocados entre Petro e Milei

Newsletter