RECIFE

Hemope está com estoques de sangue em estado crítico

Devido às fortes chuvas, o número de doadores caiu 50%

Hemope está com estoques de sangue em situação críticaHemope está com estoques de sangue em situação crítica - Foto: Hemope/Divulgação

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) está com estoques de sangue em estado crítico devido a dificuldade na captação de doadores, consequência das fortes chuvas que atingem o litoral do estado de Pernambuco. De acordo com a Fundação, o número de doadores sofreu uma queda de 50% e os níveis dos estoques de sangue A+, B+, B-, O+, O- e AB+ são preocupantes. 

A situação de baixos níveis de sangue podem afetar diretamente a realização de cirurgias e demais procedimentos nas redes hospitalares. É o banco de sangue do hemocentro Recife que abastece as necessidades de toda a rede de saúde da Região Metropolitana do Recife.

“Para se ter ideia, esperamos por dia, no Hemocentro Recife, uma média mínima de 250 doadores de sangue. Nos últimos dias, recebemos entre 10 a 80 pessoas diariamente, o que está muito abaixo do esperado e das necessidades que temos. Nossa preocupação é que não há condições de atender, suficientemente, a demanda de todos os hospitais públicos, filantrópicos e privados da Região Metropolitana”, afirma a presidente da Fundação Hemope, Gessyanne Vale Paulino. 

Sem o número regular de doadores, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) alerta para a importância de doar sangue para que haja a reposição desse estoque. 

Para doar sangue a pessoa deve estar em boas condições de saúde e possuir entre 16 e 69 anos. Os menores de 18, contudo, devem estar acompanhados de um dos pais ou responsável legal, enquanto os idosos que possuam 69 ou mais, podem doar apenas se já tiverem começado a doar sangue no Hemope antes dos 60. Além disso, os candidatos precisam pesar mais de 50kg, terem se alimentado antes e terem tido uma noite de sono com pelo menos 6h nas 24h prévias à doação.

O doador deve ainda levar um documento oficial com foto (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

O centro Hemope Recife se localiza na Rua Joaquim Nabuco, 171, no bairro das Graças, área central do Recife e funciona de segunda a sábado, inclusive nos feriados, das 7h15 às 18h30.

Veja também

Manifestações pró-palestinos aumentam a tensão em universidades americanas
Conflito

Manifestações pró-palestinos aumentam a tensão em universidades americanas

Mãe e filho são suspeitos de cometer duplo assassinato contra idosos em casa de Mato Grosso
Crime

Mãe e filho são suspeitos de cometer duplo assassinato contra idosos em casa de Mato Grosso

Newsletter