Hemope lança campanha de doação de sangue para o Carnaval

A expectativa é aumentar o número de doações em 15%

Doação de sangueDoação de sangue - Foto: Venilton Küchler/Fotos Públicas

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) espera aumentar em 15% o número de doações nos dias que antecedem o Carnaval, período em que é grande a demanda. Para atingir a meta, eles lançam na próxima terça-feira (23), às 8h30, a campanha "Compartilhe Cultura e Solidariedade, faça a diferença, doe Sangue no Hemope".

Neste dia, os doadores serão recepcionados ao som do frevo e também pelos homenageados do Carnaval do Recife, Nena Queiroga e Jota Michiles, do cantor Getúlio Cavalcanti e do bloco lírico carnavalesco O Bonde. A presidente da Fundação, Yêda Maia, reforçou a importância da solidariedade do povo pernambucano para repor o estoque de sangue e ajudar a salvar vidas.

No dia 30 de janeiro, quem for doar sangue no Hemope irá encontrar super-heróis. Já no dia 6 de fevereiro, o Rei e a Rainha do Carnaval estarão no local.

Leia também:
Hemope registra queda de 30% no estoque e faz apelo
Doação de sangue: 1,8% da população brasileira doa sangue; meta da OMS é 3%


Parceria
O Galo da Madrugada também lançou em suas redes sociais a campanha #GaloSangueBom, para contar com a ajuda dos foliões na doação de sangue. "A ideia partiu dos diretores e funcionários. Já tínhamos a prática da doação mas, nesse ano, nos mobilizamos para institucionalizar e expandir a ação", explicou o presidente do bloco, Rômulo Meneses.

Na manhã deste sábado (20), a diretoria e os funcionários do bloco estarão no Hemope para fazerem as suas doações. Eles vão levar uma banda para animar os demais doadores.

Como doar
Para ser doador de sangue, é preciso ter entre 16 e 69 e pesar mais de 50 quilos. Para os menores de 18 anos, é solicitada autorização e acompanhamento de um responsável durante a doação. Já os maiores de 60 anos que querem doar pela primeira vez precisam de aprovação de um médico.

Pessoas com anemia não podem realizar a coleta. O doador precisa estar bem alimentado antes de fazer a doação e é aconselhável não ingerir alimentos gordurosos no dia. Todos os doadores precisam apresentar um documento oficial com foto, como identidade, carteira de habilitação, carteira de trabalho e passaporte.

O intervalo entre as doações também é importante, e deve ser de três meses para homens e de quatro meses para mulheres. Antes da terceira doação é possível solicitar a carteirinha de doador do Hemope.

Local e horários
O hemocentro do Recife funciona diariamente, exceto aos domingos, das 7h15 às 18h30, mas inclusive nos feriados nesta época de Carnaval. O Hemope funciona na rua Joaquim Nabuco, nº 171, no bairro das Graças, área central da Capital.

Veja também

Ataque suicida perto de escola deixa 18 mortos no Afeganistão
TERROR

Ataque suicida perto de escola deixa 18 mortos no Afeganistão

Espanha considera 'estado de alarme' por Covid-19; Madri impõe novas restrições
Coronavírus

Espanha considera 'estado de alarme' por Covid-19; Madri impõe novas restrições