Notícias

Hemope lança campanha de doação de sangue para o Carnaval

A expectativa é aumentar o número de doações em 15%

Doação de sangueDoação de sangue - Foto: Venilton Küchler/Fotos Públicas

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) espera aumentar em 15% o número de doações nos dias que antecedem o Carnaval, período em que é grande a demanda. Para atingir a meta, eles lançam na próxima terça-feira (23), às 8h30, a campanha "Compartilhe Cultura e Solidariedade, faça a diferença, doe Sangue no Hemope".

Neste dia, os doadores serão recepcionados ao som do frevo e também pelos homenageados do Carnaval do Recife, Nena Queiroga e Jota Michiles, do cantor Getúlio Cavalcanti e do bloco lírico carnavalesco O Bonde. A presidente da Fundação, Yêda Maia, reforçou a importância da solidariedade do povo pernambucano para repor o estoque de sangue e ajudar a salvar vidas.

No dia 30 de janeiro, quem for doar sangue no Hemope irá encontrar super-heróis. Já no dia 6 de fevereiro, o Rei e a Rainha do Carnaval estarão no local.

Leia também:
Hemope registra queda de 30% no estoque e faz apelo
Doação de sangue: 1,8% da população brasileira doa sangue; meta da OMS é 3%


Parceria
O Galo da Madrugada também lançou em suas redes sociais a campanha #GaloSangueBom, para contar com a ajuda dos foliões na doação de sangue. "A ideia partiu dos diretores e funcionários. Já tínhamos a prática da doação mas, nesse ano, nos mobilizamos para institucionalizar e expandir a ação", explicou o presidente do bloco, Rômulo Meneses.

Na manhã deste sábado (20), a diretoria e os funcionários do bloco estarão no Hemope para fazerem as suas doações. Eles vão levar uma banda para animar os demais doadores.

Como doar
Para ser doador de sangue, é preciso ter entre 16 e 69 e pesar mais de 50 quilos. Para os menores de 18 anos, é solicitada autorização e acompanhamento de um responsável durante a doação. Já os maiores de 60 anos que querem doar pela primeira vez precisam de aprovação de um médico.

Pessoas com anemia não podem realizar a coleta. O doador precisa estar bem alimentado antes de fazer a doação e é aconselhável não ingerir alimentos gordurosos no dia. Todos os doadores precisam apresentar um documento oficial com foto, como identidade, carteira de habilitação, carteira de trabalho e passaporte.

O intervalo entre as doações também é importante, e deve ser de três meses para homens e de quatro meses para mulheres. Antes da terceira doação é possível solicitar a carteirinha de doador do Hemope.

Local e horários
O hemocentro do Recife funciona diariamente, exceto aos domingos, das 7h15 às 18h30, mas inclusive nos feriados nesta época de Carnaval. O Hemope funciona na rua Joaquim Nabuco, nº 171, no bairro das Graças, área central da Capital.

Veja também

Cônsul-Geral da China quer fortalecer amizade entre País asiático e Nordeste brasileiro
NORDESTE

Cônsul-Geral da China quer fortalecer amizade entre País asiático e Nordeste brasileiro

Governo monta força-tarefa para conter desmatamento no Cerrado
Desmatamento

Governo monta força-tarefa para conter desmatamento no Cerrado

Newsletter