Doação de sangue

Hemope realiza campanha de doação de sangue no Shopping Tacaruna

A ação será no segundo piso do mall até a próxima sexta-feira (9)

Bolsas de sangueBolsas de sangue - Foto: Miva Filho/SES-PE

Desta quarta-feira (7) até a próxima sexta-feira (9), técnicos da Fundação Hemope estarão no Shopping Tacaruna, localizado no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, realizando campanha de doação de sangue. A ação será no segundo piso do mall, próximo à loja C&A.

Interessados em doar sangue serão atendidos em dois turnos: das 10h às 12h e das 13h às 16h. Para doar, é necessário apresentar um documento original com foto. Quem já doou sangue em outras oportunidades precisa também obedecer ao intervalo de 90 dias (três meses), para homens, ou 120 dias (quatro meses), para mulheres.
 

Segundo o Hemope, o perfil indicado dos doadores de sangue é de homens e mulheres com peso superior a 50 kg e idade entre 16 e 69 anos. Os interessados devem gozar de boa saúde, ter dormido no mínimo seis horas e ter se alimentado normalmente, evitando comidas gordurosas. 

Não é indicado estar em jejum e ou ter ultrapassado o tempo de três horas entre a última refeição e a doação. Os menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal, consentindo formalmente a doação. Já as pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.

Por conta da pandemia da Covid-19, o Ministério da Saúde recomenda esperar 30 dias após a cura dos sintomas gripais para a doação de sangue. Para quem teve chikungunya, dengue ou zika, também é necessário esperar o prazo de 30 dias após cura e ausência total de sintomas - como as dores nas articulações.

Restrições
- Quem fez endoscopia, colonoscopia ou cirurgia de grande porte nos últimos seis meses
- Quem fez tatuagem e micropigmentação de sobrancelhas nos últimos 12 meses
- Quem colocou piercing (piercing na região genital e/ou oral só é permitido 12 meses após retirada do piercing)
- Quem teve hepatite após os 11 anos de idade
- Quem está em tratamento médico 
- Quem está fazendo uso de medicação controlada

Existem, ainda, outras limitações que precisam ser observadas antes do procedimento:

•Vacinas: é necessário esperar o prazo de 48 horas após vacinar-se contra HPV, Influenza ou Tétano; e 30 dias - Febre Amarela e Tríplice Viral.

•Bebidas alcoólicas: é necessário esperar o prazo de 12 horas após a ingestão.

•Menstruação: a menstruação não impede a realização da doação. Mas é necessário levar em consideração algumas questões, a candidata que se encontra menstruada não pode estar sentindo cólica ou estar com fluxo intenso durante o período menstrual.

•Tratamento dentário: depende do procedimento realizado, o triagista avaliará.

•Gravidez e amamentação: é necessário aguardar até 90 dias após o parto normal e 180 dias após a cesariana. Se o parto ocorreu há menos de 12 meses ou amamentação não é exclusiva.  A mulher que está amamentando não pode doar sangue, a menos que o parto tenha ocorrido há mais de um ano.

Veja também

Camaragibe inicia vacinação para idosos acima de 85 anos
Coronavírus

Camaragibe inicia vacinação para idosos acima de 85 anos

Reino Unido é o primeiro país europeu a superar marca de 100 mil mortes por Covid-19
Coronavírus

Reino Unido é o primeiro país europeu a superar marca de 100 mil mortes por Covid-19