Logo Folha de Pernambuco
EDUCAÇÃO

História de Pernambuco: governo propõe ensino obrigatório da disciplina nas escolas estaduais

Raquel Lyra disse que projeto de resolução será encaminhado ao Conselho Estadual de Educação

Raquel Lyra irá encaminhar projeto ao Conselho Estadual de EducaçãoRaquel Lyra irá encaminhar projeto ao Conselho Estadual de Educação - Foto: Miva Filho/Secom

A governadora Raquel Lyra (PSD) afirmou que vai propor o ensino obrigatório da História de Pernambuco nas escolas da rede pública estadual.

O anúncio foi feito durante solenidade de encerramento das comemorações do bicentenário da Confederação do Equador, nessa quarta-feira (2), no Palácio do Campo das Princesas, no Recife.

De acordo com Raquel, o pedido de resolução para transformar a História de Pernambuco em uma disciplina obrigatória será encaminhado ao Conselho Estadual de Educação.

"Tenho plena convicção de que isso permitirá que nossas crianças e jovens tenham contato com a essência do nosso povo para crescer com os pés firmes na nossa história e o olhar voltado para um futuro melhor. Com isso, avançamos rumo a um Pernambuco mais próspero, justo e igualitário”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

O que foi a Confederação do Equador?
Movimento revolucionário de caráter republicano e separatista, a Confederação do Equador eclodiu em 1824, em Pernambuco, quando líderes liberais nordestinos, como Frei Caneca, se rebelaram contra o governo central do imperador Dom Pedro I.

Os líderes estavam insatisfeitos com a centralização do poder no Rio de Janeiro e com o autoritarismo do imperador. Eles defendiam a criação de um governo independente no Nordeste, baseado em princípios democráticos e federativos.

O movimento logo se espalhou pelo Nordeste, mas foi sufocado pelas tropas imperiais à base de uma repressão violenta, com prisões, execuções e o fim da revolta ainda no ano de 1824. 

Veja também

Newsletter