Solidariedade

Histórias de vida inspiram jovens em projeto realizado no bairro da Imbiribeira, no Recife

Projeto Geração Futura tem atualmente 70 crianças e adolescentes inscritos

Projeto Geração Futura, na ImbiribeiraProjeto Geração Futura, na Imbiribeira - Foto: Paullo Allmeida

Toda sexta-feira, às 19h, vários jovenzinhos se reúnem na Associação de Moradores da Comunidade da Beira do Rio, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife. Sob o comando do professor Arnaldo, o Projeto Geração Futura promove um encontro entre os jovens da comunidade e uma história inspiradora.

Criado em setembro de 2020, o projeto hoje conta com 70 crianças inscritas, sendo 35 meninas e 35 meninos, mas toda semana esse número aumenta, porque sempre tem um amiguinho que vem conhecer e acaba fazendo parte da turma.

Dirigido por Arnaldo Galdino, que é professor de tênis, o Geração Futura tem o objetivo de despertar habilidades nas crianças da comunidade por meio de histórias de trabalhadores reais. Nascido, criado e crescido na comunidade, Arnaldo precisou trabalhar desde cedo para ajudar na família e hoje tenta inspirar crianças para que elas busquem um futuro melhor.

"Nossa ideia é plantar na cabeça de cada a inspiração através das histórias que passam aqui. Os mais variados profissionais passam aqui e contam as suas histórias, a trajetória de vida, o percurso trilhado para chegar na profissão, por que escolheram esse ofício e o que precisou ser feito para alcançarem os objetivos", disse Arnaldo.

Com uma equipe de seis voluntários, dos quais alguns já passaram pelo projeto e reconheceram a importância dele na formação pessoal e resolveram colaborar.

Uma delas é a professora de culinária Marta Jerusa. Ela foi convidada uma vez para palestrar sobre a sua trajetória profissional, mas o vínculo com o Geração Futura foi além. Encantada com o propósito e apaixonada pelas crianças, ela resolveu ser uma voluntária.

Há quase dois anos no projeto, ela é a tia que serve o lanche e orienta os mais jovens.

"É prazeroso saber que a gente ajuda a construir uma criança melhor, que a gente inspira, que a gente serve de exemplo. Ter esse momento com eles é muito bom", disse Marta.

Outro que ajuda na realização dos encontros é Pablo Joaquim. Aos 19 anos, Pablo é primo de Arnaldo e acredita que o projeto é importante para mostrar uma possibilidade de futuro que valha à pena para as crianças.

"Eu cresci aqui e muitas crianças que cresceram comigo seguiram por um caminho errado. E é por isso que eu faço questão de estar aqui, para poder mudar o futuro dessas crianças, que elas possam escolher uma profissão viver bem", disse Pablo.

O projeto é aberto a visitantes que queiram compartilhar as suas trajetórias e inspirar as crianças. Por meio da rede social (Instagram @pgf_pe) ou pelo telefone 81 98628-3257, é possível entrar em contato com Arnaldo e agendar uma visita.

Veja também

Venezuelanos no exterior dizem que são impedidos de realizar registro para votar nas eleições
MUNDO

Venezuelanos no exterior dizem que são impedidos de realizar registro para votar nas eleições

Ministério da Saúde do Hamas registra 32.552 mortes na guerra de Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Ministério da Saúde do Hamas registra 32.552 mortes na guerra de Gaza

Newsletter