Homem da Meia-Noite tem percurso reduzido

Estimativa é que 180 mil pessoas participem do desfile, que acontecerá em 25 de fevereiro

Estimativa é que 180 mil pessoas participem do desfileEstimativa é que 180 mil pessoas participem do desfile - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

O percurso do desfile do Homem da Meia-Noite foi reduzido para 3 quilômetros. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (31). Isso reduz cerca de duas horas o tempo do cortejo. A estimativa é que 180 mil pessoas participem do desfile.

"Concluímos que o percurso menor vai garantir mais segurança para o folião que acompanhar o Calunga este ano. Estamos esperando um público maior a cada desfile e, por isso, tomamos essa decisão", explica o presidente Luiz Adolpho.

O percurso ficou assim: Estrada do Bonsucesso, Praça do Seplama, volta pelo Bonsucesso, Largo do Amparo, Rua do Amparo, Quatro Cantos, Ribeira, Rua de São Bento, Rua 13 de Maio, Quatro Cantos, Rua do Amparo, Guadalupe, Sede do Cariri e, após a entrega das chaves, retorna para a Estrada do Bonsucesso pelo Largo do Amparo.

A escolha das ruas se deu por encontrar vias mais largas e com mais pontos de acesso para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Ao todo, 300 policiais militares e viaturas do Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati), Rocam e 1º Batalhão da Polícia Militar farão a segurança dentro do perímetro da festa. 

O bloco também contratou mais de 50 seguranças particulares para reforçar o cuidado com os foliões. Também foram contratadas duas ambulâncias com equipes de socorristas. A Prefeitura de Olinda garantiu o plantão de saúde e reparo em todo o perímetro histórico.

O desfile, que marca os 85 anos do calunga, será realizado no dia 25 de fevereiro. Nos anos 70, o bloco percorria 35 quilômetros e no ano passado já havia sido reduzido para 5 quilômetros. 

Veja também

Municípios dão início à etapa de vacinação contra Covid-19 para idosos. Saiba como fazer cadastro
Saúde

Municípios dão início à etapa de vacinação contra Covid-19 para idosos. Saiba como fazer cadastro

Bolsonaro participa de celebração nacional da Índia na embaixada
Governo Federal

Bolsonaro participa de celebração nacional da Índia na embaixada