Dom, 07 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Recife

Homem é preso no Aeroporto do Recife com mais de 5 kg de haxixe; droga seguiria para Portugal

Agentes perceberam que no interior da mala havia uma "forte densidade orgânica"

Droga foi identificada durante uma fiscalização de rotinaDroga foi identificada durante uma fiscalização de rotina - Foto: PF/Divulgação

Um homem de 26 anos foi preso no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, com mais de 5 kg de haxixe escondidos na mala. A droga seguiria para Portugal.

A prisão aconteceu na tarde da terça-feira (8) e foi divulgada pela Polícia Federal em Pernambuco (PF) nesta quinta-feira (10). O suspeito, que não teve o nome divulgado, é natural de São Paulo, mora em Araraquara/SP, e trabalha como entregador.

Segundo a PF, a droga foi identificada durante uma fiscalização de rotina para reprimir o tráfico internacional e doméstico de entorpecentes e outros ilícitos. Na ocasião, agentes separaram algumas bagagens de passageiros para que fossem submetidas ao aparelho de raio-x.

Foi quando perceberam que no interior de uma delas havia uma "forte densidade orgânica". De acordo com PF, ao ser identificado, o passageiro e proprietário da bagagem apresentou bastante nervosismo, inquietação e impaciência, sendo levado para uma entrevista prévia.

"Os federais começaram a lhe questionar sobre o que havia no interior da mala, tendo respondido com bastante insegurança aos questionamentos e entrando em contradição", relatou a corporação.

Na presença do suspeito, os policias federais abriram a mala e encontraram cinco pacotes envoltos em fita adesiva, cujo narcoteste apontou positivo para haxixe, também conhecida como supermaconha, que totalizou o peso bruto de 5.3 kg.

Além da droga, também foram apreendidos com o homem passagem aérea e dois aparelhos celulares. O passageiro recebeu voz de prisão em flagrante e foi levado à Superintendência da Polícia Federal no Cais do Apolo, área central do Recife.

Na unidade policial, o homem foi autuado por tráfico interestadual de entorpecentes e, caso seja condenado, poderá pegar penas que variam entre 5 a 15 anos de reclusão. Ele passou por audiência de custódia e teve a prisão preventiva confirmada.

Preso, o passageiro foi encaminhado ao Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife.

Durante interrogatório, ele afirma ter sido aliciado através de um aplicativo de mensagens para fazer o transporte de uma mala com drogas de São Paulo/SP para Maceió/AL, com destino final em Portugal, e que receberia R$ 2 mil pelo serviço. O homem não deu detalhes de quem o contratou.

Veja também

Newsletter