Logo Folha de Pernambuco

PROTESTOS

Homem que queria queimar Torá e Bíblia na Suécia desiste de protesto

Polícia da Suécia concedeu na sexta-feira (14) a autorização para a manifestação diante da embaixada de Israel

Alcorão incendiado na Suécia gera protestos no Afeganistão e PaquistãoAlcorão incendiado na Suécia gera protestos no Afeganistão e Paquistão - Foto: AFP

Um muçulmano de 32 anos que pretendia queimar um exemplar da Torá e uma Bíblia neste sábado (15) em Estocolmo desistiu do projeto, ao explicar que sua intenção era na realidade denunciar as pessoas que queimam livros sagrados como o Alcorão no país nórdico.

A polícia da Suécia concedeu na sexta-feira (14) a autorização para a manifestação diante da embaixada de Israel, decisão que foi criticada pelo Estado hebreu e por várias organizações religiosas.

Ahmad A., o organizador da manifestação, explicou à imprensa que a intenção era criticar as pessoas que queimaram exemplares do Alcorão na Suécia nos últimos meses, o que a lei do país não proíbe.

"É uma resposta às pessoas que queimam o Alcorão. Quero mostrar que a liberdade de expressão tem limites que devem ser levados em consideração", declarou o sueco de origem síria, de 32 anos.

"Quero mostrar que devemos respeitar uns aos outros, vivemos na mesma sociedade. O que eu queria mostrar é que não é certo fazer isso", acrescentou.

A pequena manifestação se dispersou de maneira pacífica a 50 metros da embaixada de Israel, em uma avenida luxuosa do centro de Estocolmo.

Veja também

Amizade entre cães e humanos se estabeleceu há 12 mil anos, diz pesquisa
Folha Pet

Amizade entre cães e humanos se estabeleceu há 12 mil anos, diz pesquisa

Justiça decide que Cristina Kirchner seja julgada por suposto encobrimento de iranianos em atentado
ARGENTINA

Justiça decide que Cristina Kirchner seja julgada por suposto encobrimento de iranianos em atentado

Newsletter