Dom, 07 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
FRANÇA

Homens encapuzados tentam sequestrar filha de CEO de empresa de criptomoedas em Paris; vídeos

Episódio se soma a série de incidentes violentos contra famílias de empreendedores deste setor na capital francesa

Homens encapuzados tentam sequestrar filha de CEO de empresa de criptomoedas em Paris Homens encapuzados tentam sequestrar filha de CEO de empresa de criptomoedas em Paris  - Foto: Reprodução

Uma mulher de 34 anos foi vítima de uma tentativa de sequestro na manhã desta terça-feira no 11º arrondissement de Paris, na França. De acordo com o meio de comunicação local Le Parisien, a vítima é filha de um conhecido CEO de uma empresa de negociação de criptomoedas.

O incidente ocorreu enquanto ela caminhava pela rua com seu filho de dois anos e o pai da criança. Três homens encapuzados tentaram forçá-la a entrar em uma van da empresa de entregas Chronopost, que estava estacionada a poucos metros de distância.

Vídeos gravados por vizinhos e testemunhas mostram como os agressores agiram com violência, arrastando a mulher para o meio da rua. Segundo uma fonte policial citada pelo Le Parisien, o pai do menino interveio para impedir o sequestro e foi atacado pelos agressores durante a briga. No meio do confronto, um dos agressores deixou cair uma arma no meio da rua antes de fugir rapidamente no veículo.

A cena causou comoção entre pessoas que passavam, que tentaram, sem sucesso, socorrer as vítimas e impedir a fuga dos suspeitos. Horas depois, as autoridades localizaram o caminhão usado pelos sequestradores em uma rua próxima, no mesmo distrito.

O Ministério Público de Paris ordenou que a equipe anticrime inicie uma investigação para encontrar os responsáveis pela tentativa de sequestro. Até o momento, nenhuma prisão foi relatada em conexão com o incidente.

 

Outros casos semelhantes em Paris
Esta tentativa de sequestro se soma a uma série de incidentes violentos contra famílias de empreendedores de criptomoedas na capital francesa. Em 1º de maio, o pai de um magnata não identificado foi sequestrado no 14º arrondissement por quatro homens encapuzados.

Os criminosos exigiram um resgate de oito milhões de euros e enviaram um vídeo em que mostram a amputação do dedo da vítima. A Brigada de Busca e Intervenção (BRI) localizou posteriormente o homem sequestrado em uma casa em Palaiseau, ao sul de Paris, e realizou uma operação de resgate.

"Eles tentaram escapar e resistir à prisão", disse uma fonte policial ao mesmo veículo.

Quatro pessoas foram presas no local, onde também foram encontradas armas de fogo e facas. Uma quinta pessoa foi presa horas depois, após ser identificada como motorista de um dos veículos usados pelos sequestradores.

Além disso, quase quatro meses antes, o cofundador da criptomoeda Ledger, David Balland, e sua mulher foram sequestrados. Ambos foram resgatados dias depois pela polícia, embora Balland tenha tido um dedo amputado como forma de pressão para exigir o pagamento do resgate.

Veja também

Newsletter