Opinião

Homeostase

Os ursos polares não possuem a inteligência dos macacos nem a memória dos elefantes, mas são espertos: hibernam no período mais frio. Para quem não sabe, a hibernação é um processo que se caracteriza pela redução das atividades metabólicas; os animais ficam em estado letárgico quando os termômetros descem a 5°C e pra baixo, ficam como se estivessem inativos, em sono profundo e batimentos cardíacos reduzidos. Aliás, justiça seja feita: os ursos são os homeotermos mais famosos, mas outros desenvolvem essa capacidade com mais amplitude: caracóis, esquilos; algumas espécies de lagartos, cobras, sapos e peixes; morcegos, marmotas (alguém viu o filme “Groundhog Day”, que no Brasil se chamou “Feitiço do Tempo”?), ouriços etc.

Confesso que não tenho conhecimento para afirmar que o homem tem a capacidade de hibernar, mas tomo como referência os povos indígenas que moram e sobrevivem em locais onde a temperatura pode chegar a 45 graus negativos. Não hibernam, mas nascem e morrem tendo em volta um ambiente hostil (não para eles) e dali tiram alimentos, água, roupas, sustento etc. Entendo como um caso à parte.

Certa vez, fui, num mês de janeiro, a um daqueles locais bonitos de se ver através de fotos e vídeos, com pessoas agasalhadas da cabeça aos pés, neve (limpa e suja - os lixeiros estavam em greve). Uma das lembranças menos agradáveis foi ficar esperando o semáforo abrir na calçada de uma avenida de 30m de lagrura, com temperatura de 9°C negativos e sensação térmica de - 15°C por conta dos ventos que caminham em todos os sentidos, inclusive de baixo pra cima, e vice-versa. Registre-se que não foi por conta de falta de agasalho. Se narrar o figurino, vou usar toda a página.

Com esse clima sem controle, me parece que a alternativa para os humanos é a homeostase, quando se consegue manter os sistemas biológicos em estado de equilíbrio, obtido a partir de processos fisiológicos.

Com ela, é possível coordenar o controle de temperatura, pH, frequência cardíaca, pressão arterial. Um ponto interessante: a origem da palavra que deriva dos radicais gregos homeo (o mesmo) e stasis (ficar), ou seja, o humano permanece como quer enquanto o mundo à sua volta está caindo. Será que os chineses já utilizam essa prática? 

Não à toa o assunto veio para esta página. Imaginei meus irmãozinhos da terra sem a necessidade de beber e comer todos os dias, pois os sistemas excretor e renal funcionariam como espécies de comando. Confesso que li um bocado a respeito do assunto, mas não consegui identificar como controlar dois pontos: o vocal e o auditivo. Acredito que dentro em breve a homeostasia dará esses avanços e vai regular as nossas oiças para não ouvir promessas que não se cumprirão. Por outro lado, as pessoas só falarão o necessário e só cantarão músicas “filtradas”. Se fizerem diferente, desequilibrarão o seu sistema. Bingo!



*Executivo do segmento shopping centers



- Os artigos publicados nesta seção não refletem necessariamente a opinião do jornal. Os textos para este espaço devem ser enviados para o e-mail [email protected] e passam por uma curadoria para possível publicação.

Veja também

Conheça Irmã Marluce, pernambucana de 61 anos que tem ganhado as redes com vídeos de cross training
Nunca é tarde

Conheça Irmã Marluce, pernambucana de 61 anos que tem ganhado as redes com vídeos de cross training

Cônsul-Geral da China quer fortalecer amizade entre País asiático e Nordeste brasileiro
NORDESTE

Cônsul-Geral da China quer fortalecer amizade entre País asiático e Nordeste brasileiro

Newsletter