Hora imprópria para trazer Lula ao Recife

A passagem de Lula pelo Recife amanhã, em vez de ajudar João Paulo, pode até atrapalhar

ParaísoParaíso - Foto: Divulgação

Por ter coragem de mamar em onça, João Paulo vai trazer Lula amanhã ao Recife a fim de participar de sua campanha eleitoral. Se fosse na época das “vacas gordas”, em que a popularidade do ex-presidente estava nas alturas, era compreensível esta vinda. Afinal, Lula fez muito por Pernambuco durante o governo de Eduardo Campos e a população soube reconhecer isto quando deu a vitória a ele aqui no Estado em 2006, e depois a Dilma em 2010 e 2014. Agora, que o ex-presidente virou réu na Operação Lava Jato e está sob a espada do juiz Sérgio Moro, a vinda dele ao Recife pode até prejudicar o candidato petista. O partido está eleitoralmente fragilizado e correndo o risco de sair dessas eleições com um ou dois prefeitos de capital. Há um divórcio entre o PT e a classe média e só não vê isso quem não quer. Por isso, seria melhor para João Paulo se o ex-presidente ficasse em São Paulo cuidando de sua defesa.

Neutralidade é uma opção

O deputado Professor Lupércio, que disputa a Prefeitura de Olinda pelo SD, crê que irá ao 2º turno com a candidata Luciana Santos (PCdoB). Mas se porventura for atropelado por Izabel Urquiza (PSDB), Antonio Campos (PSB), Teresa Leitão (PT) ou Ricardo Costa (PMDB) poderá ficar neutro na eleição e o presidente estadual do seu partido, Augusto Coutinho, “já foi informado dessa possibilidade”. Estreia > Paulo Câmara fez sua primeira aparição no horário político de Geraldo Júlio (PSB) na noite da última segunda-feira. Igualou-se a Marina Silva, Jarbas Vasconcelos e Raul Henry, que apareceram antes pedindo votos para o prefeito. Mas a eventos de rua, pelo menos até agora, não foi a nenhum.

Filiação > Não é filiado ao DEM e sim ao PMDB o vereador e candidato a prefeito de Itapetim, Mário José, que recebeu em seu palanque o senador Humberto Costa (PT) para participar de um comício.

Palco > Foi em Araripina que o ex-prefeito Emanuel Bringel (PSDB) foi surpreendido com o despejo de uma caçamba de lixo em sua porta, fato atribuído por ele aos seus adversários políticos.

Aguardo > Manoel Neco (PDT), candidato a prefeito de Jaboatão, diz que o federal do PSB que o apoia é João Fernando Coutinho mas está de” braços abertos” para receber também Gonzaga Patriota. Gratidão > O pastor da Assembleia de Deus (convenção de Abreu e Lima) José Roberto dos Santos está apoiando a reeleição do prefeito Júnior Matuto (PSB). É o reconhecimento da Igreja pelo fato de o prefeito de Paulista ter transformado em feriado municipal o “Dia da Consciência Evangélica” (31/10).

Previsão > Após calcular os “votos válidos” de todos os candidatos a prefeito do Recife com base nos últimos levantamentos das pesquisas eleitorais, o deputado Sílvio Costa se convenceu de que “é impossível” não haver 2º turno na capital pernambucana entre Geraldo Júlio (PSB) e João Paulo (PT). Parecer > Está no TRE o recurso da Frente Popular de Gravatá contra o deferimento do registro da candidatura do ex-prefeito Joaquim Neto (PSDB) à sucessão municipal. O PSB alega que o ex-prefeito não pode ser candidato porque teve contas rejeitadas pela Câmara Municipal. O parecer do Ministério Público Federal é pela negativa do registro. Mas, mesmo assim, Joaquim Neto, que lidera disparado as pesquisas, acredita que vencerá a batalha.

Veja também

Elefante-marinho vira atração de surfistas e banhistas no Rio
Rio de Janeiro

Elefante-marinho vira atração de surfistas e banhistas no Rio

Mais de 2.300 idosos de abrigos são beneficiados com recursos para alimentação e higiene
PERNAMBUCO

Mais de 2.300 idosos de abrigos são beneficiados com recursos para alimentação e higiene