COVID-19

Hospital das Clínicas da UFPE, no Recife, recebe mais dez pacientes com Covid-19 oriundos de Manaus

Com os dez, hospital atende 15 pacientes vindos da capital amazonense, que vive colapso na saúde

Pacientes chegaram em voo da FABPacientes chegaram em voo da FAB - Foto: Rodrigo Baltar/Hospital das Clínicas/UFPE

Chegaram ao Recife, na madrugada desta terça-feira (26), dez pacientes com Covid-19 vindos de Manaus/AM. Eles se juntam a outros cinco pacientes que chegaram à capital pernambucana no último sábado (23). Todos estão internados no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (UFPE/Ebserh). 

De acordo com o Hospital das Clínicas, dos dez pacientes que chegaram nesta terça-feira, seis são homens e quatro, mulheres - as idades variam de 40 a 63 anos. Quatro dos dez novos pacientes estão internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e os outros seis na Enfermaria de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP).

Os dez pacientes chegaram em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) e desembarcaram na Base Aérea do Recife, por volta das 2h20. No local, passaram por uma triagem para avaliação do estado clínico feita por equipe médica do HC-UFPE/Ebserh e, na sequência, seguiram em ambulâncias até o hospital, onde chegaram pouco antes das 3h40.

O superintendente do HC-UFPE/Ebserh, Luiz Alberto Mattos, destaca que o hospital está respondendo às demandas que ainda são difíceis no estado do Amazonas. 

 

“Esses pacientes foram transferidos para cá, já foram admitidos e acomodados nos seus respectivos leitos. Com isso, totalizamos quinze pacientes internados. Estamos oferecendo o melhor tratamento possível, de forma humanizada e baseado em ciência, para que eles possam ser devolvidos aos seus familiares com a saúde restaurada”, explica.

Para a técnica de enfermagem da Enfermaria de DIP, Tereza Souza, esse momento de acolhimento e cuidado com os pacientes foi emocionante. 

“Ficamos muito emocionados de poder acolher e cuidar desses pacientes, mas também apreensivos para saber como eles estão chegando, como está o emocional deles já que estão deixando suas famílias para vir para cá. Eu me sinto muito honrada de poder fazer parte dessa história, de acolher os nossos irmãos amazonenses aqui no HC", disse.

Veja também

Saúde autoriza recursos para 3,2 mil leitos de UTI
Coronavírus

Saúde autoriza recursos para 3,2 mil leitos de UTI

Joe Biden promete vacinas eficazes para todos os adultos nos EUA antes do final de maio
Vacina

Joe Biden promete vacinas eficazes para todos os adultos nos EUA antes do final de maio