Hospital das Clínicas promove várias ações em celebração ao Outubro Rosa

Palestras, mutirão de reconstrução mamária, e ações educativas serão disponibilizados

Hospital das Clínicas da UFPEHospital das Clínicas da UFPE - Foto: Arthur de Souza

Em celebração ao Outubro Rosa, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realizará diversas ações gratuitas. Dentre os serviços oferecidos, estão um mutirão de reconstrução mamária, ações educativas e de autocuidado durante todo o mês.

Toda a programação terá inicio na próxima quarta-feira (9), com ação educativa para o público nas portarias 1 e 4, das 8h às 11h, e apresentação cultural de atividades de autocuidado e beleza, com consultoras da Mary Kay.

Já no dia 16 de outubro, das 8h às 12h, haverá atendimento da Defensoria Pública (que realizará ingresso de ações de divórcio; pensão alimentícia; investigação de paternidade; de guarda, de adoção; declaratória de união estável; entre outras). Para esse atendimento, é fundamental que o interessado traga no dia a documentação necessária (original e xerox), que deve ser consultada pelo telefone 2126-3621. Além disso, haverá atividades de saúde bucal, nutrição, avaliação física e de beleza (corte de cabelo e automaquiagem), realizadas pelo Sesc/Senac.

Leia também:
HCP celebra Outubro Rosa e alerta para prevenção
Mês de outubro inicia sem chuva no Grande Recife


Nesse mesmo dia, das 8h às 11h, ocorrerá a palestra “Diálogos sobre câncer de mama (motivacional e direitos do paciente), com a advogada Antonieta Barbosa, autora do livro “Câncer – Direito e Cidadania”, e a comerciária aposentada Silvia Raposo, que realiza palestras relatando sua vivência de 11 anos lutando e convivendo com o câncer, no anfiteatro 1 do HC (Prof. José Remígio Neto). Ao final da atividade, os participantes receberão certificado de participação.

No dia 21, também no anfiteatro 1 do HC, será realizado o minicurso “Prevenção/tratamento do câncer de mama”, voltado para profissionais e estudantes da área de saúde de todas as instituições. O curso tem caráter multiprofissional, com abordagens nas áreas de nutrição, educação física, mastologia e oncologia. Os interessados em participar devem se inscrever através do e-mail [email protected].

Durante o mutirão de reconstrução mamária, serão atendidas 11 pacientes previamente selecionadas. A ação tem como objetivo dar visibilidade a esse direito que possui toda mulher que passou pela mastectomia - retirada parcial ou total da(s) mama(s).

Veja também

Jovem Talento CIEE: programa terá como foco capacitação de alunos do ensino médio
Educa Mais Brasil

Jovem Talento CIEE: programa terá como foco capacitação de alunos do ensino médio

Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (29) em Pernambuco
TEMPO

Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (29) em Pernambuco