Hospital de campanha começa a ser montado em Rio Formoso

Em torno de 120 homens do Exército farão a montagem da unidade e 36 profissionais vão reforçar o atendimento no município

Prefeita de Rio Formoso, Isabel HackerPrefeita de Rio Formoso, Isabel Hacker - Foto: Alfeu Tavares/ Folha de Pernambuco

Segundo a prefeita de Rio Formoso, Isabel Hacker, começa a ser montado nesta quinta-feira (1), um hospital de campanha no município, em um campo de futebol às margens da PE 60. "Serão 120 homens do Exército para montagem do hospital e 36 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e farmacêuticos, para reforçar nossa equipe local", detalhou. A unidade demora em torno de 24 horas para ser montada, e deve começar a funcionar na sexta-feira (2).

>> Leia mais:
Moradores de Rio Formoso recebem vacinas em hospital improvisado. Veja galeria de fotos

Em torno de 400 pessoas continuam em abrigos do município, mas, segundo a prefeita, com a chuva diminuindo, as famílias começam a voltar para casa. Rio Formoso somou em torno de 1,7 mil família desalojadas, cerca de 7 mil pessoas. "A própria Defesa Civil calcula entre 7 mil e 10 mil pessoas atingidas diretamente por essa cheia", completou Isabel.

O município está fazendo um levantamento de infraestrutura dos prédios públicos, juntamente com a Defesa Civil e a Secretaria de Habitação. De acordo com Isabel Hacker, além do hospital municipal, que foi interditado, houve danos em escolas e em seis Postos de Saúde da Família (PSFs).

Hospital
Dois módulos de hospitais de campanha do Exército serão montados em Rio Formoso, cada um com 10 barracas preparadas para realizar 150 atendimentos ambulatoriais, enfermaria com sete leitos e capacidade para fazer 100 procedimentos médicos.
O Ministério da Defesa, por meio do Exército, da Aeronáutica e da Marinha, está prestando apoio às populações de Alagoas e Pernambuco atingidas pelas fortes chuvas do último final de semana. Um helicóptero H-36 Caracal da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou do Recife na tarde da última quarta (30) para dar apoio às vítimas das enchentes nas regiões atingidas pelas intensas chuvas.

Veja também

Pernambuco passa das 10 mil mortes pela Covid-19
Coronavírus

Pernambuco passa das 10 mil mortes pela Covid-19

João Campos autoriza contratação de até 745 profissionais de saúde para vacinação contra Covid-19
Recife

João Campos autoriza contratação de até 745 profissionais de saúde para vacinação contra Covid-19