Covid-19

Hospital de Campanha da rua da Aurora, no Recife, é desmobilizado pelo Governo do Estado

3.338 altas médicas ocorreram por recuperação e melhora do quadro clínico do paciente3.338 altas médicas ocorreram por recuperação e melhora do quadro clínico do paciente - Foto: Divulgação/Miva Filho

Leia também

• Pernambuco registra 312 novos casos e 12 mortes por Covid-19

• Paulista amplia vacinação contra a Covid-19 e inclui adolescentes a partir de 12 anos  

• Taxa de transmissão da Covid-19 segue estável no Brasil, aponta Imperial College

No auge da pandemia do novo coronavírus em Pernambuco, foram construídos diversos hospitais de campanhas que, aos poucos, foram sendo desmobilizados. Agora foi a vez do Hospital de Campanha Aurora, o antigo Hospital Provisório Recife, localizado no bairro de Santo Amaro, área central do Recife. 

O encerramento das atividades foi possível por causa do avanço da campanha de vacinação contra a Covid-19 e da diminuição de casos graves, assim como da queda das taxas de ocupação de leitos na rede pública de saúde.

A queda no número de admissões de pacientes no Hospital de Campanha Aurora e a mudança no perfil de internação ocorreram a partir do segundo trimestre deste ano (abril, maio e junho). Nesse período, a taxa de internação de idosos acima de 60 anos caiu de 54% para 32%.

“O Hospital de Campanha Aurora cumpriu sua missão no atendimento à população oferecendo suporte especializado e intensivo aos pacientes críticos e que necessitavam de assistência. Neste momento, a melhora constante nos critérios e indicadores epidemiológicos nos dá segurança para a desmobilização da unidade que auxiliou e tratou de tantos pernambucanos e pernambucanas", declarou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Um ano e cinco meses de atividade
A unidade, antes administrada pela Prefeitura do Recife, passou a integrar a rede estadual em abril deste ano. Em um ano e cinco meses - o hospital funcionou de abril do ano passado a setembro deste -, foram empregados 1.339 profissionais da saúde. No período de maior ocupação dos leitos, quando a taxa chegou a 98% na UTI e 92% nas enfermarias, o equipamento contou com a colaboração de 826 funcionários atuando simultaneamente.

Nesse mesmo período, o Hospital de Campanha da Rua da Aurora, que chegou a ter 160 leitos, sendo 100 de UTI e 60 de enfermaria, efetivou 5.517 internamentos, dos quais 3.544 (65%) foram admitidos em UTIs e 1.973 (35%) em enfermarias. A unidade também registrou 3.338 altas médicas que ocorreram por recuperação e melhora do quadro clínico do paciente.

Veja também

Maduro anuncia retorno de escritório de Direitos Humanos da ONU à Venezuela
Maduro

Maduro anuncia retorno de escritório de Direitos Humanos da ONU à Venezuela

Professores do Tennessee podem ser autorizados a portar armas nas escolas
Estados Unidos

Professores do Tennessee podem ser autorizados a portar armas nas escolas

Newsletter