RECIFE

Hospital Oswaldo Cruz recebe 5 mil espigas de milho cultivadas por reeducandos

Além do Oswaldo Cruz, outras instituições de saúde e abrigos também receberam o alimento

Doação de milho no Oswaldo CruzDoação de milho no Oswaldo Cruz - Foto: Divulgação/Seres

O  Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), no Recife, recebeu a doação de cinco mil espigas de milho cultivadas por reeducandos do Centro de Ressocialização do Agreste (CRA), em Canhotinho, unidade prisional do regime semiaberto gerenacida pela Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres). A entrega, nesta terça-feira(30), foi feita à fonoaudióloga do hospital Helena Pinto, pelo secretário-executivo de Ressocialização, Cícero Rodrigues, e o gerente de Produção da Seres, Walfrido Uchoa.

Além do Oswaldo Cruz, outras instituições de saúde e abrigos também receberam o alimento tradicional do ciclo junino. O Hospital Municipal de Canhotinho e o abrigo de idosos da cidade ganharam 700 espigas. A Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (Upae), o Abrigo São Vicente de Paulo e o Hospital Regional Dom Moura, todos em Garanhuns, foram beneficiados com duas mil unidades.  

As instituições fazem pratos típicos como canjica, mungunzá e pamonha para funcionários e pacientes. Na semana passada, o Hospital de Câncer de Pernambuco, em Santo Amaro, no Recife, recebeu 1.250 espigas. “Todos nós ficamos satisfeitos com essa ação. O detento trabalha ganhando remição de pena e salário para ajudar a família, e os profissionais de saúde, tão envolvidos nesta época de pandemia, são também lembrados”, destacou Cícero Rodrigues.

Mão de obra
Setenta reeducandos do CRA colheram este ano 48 mil espigas de milho. Os trabalhadores têm direito à remição de um dia a menos na pena a cada três trabalhados e pagamento correspondente a 75% do salário mínimo - 25% são liberados após a liberdade. Além do milho, os detentos da unidade, que funciona no regime semiaberto também produzem maracujá, banana, graviola, acerola, macaxeira, manga, vários tipos de verduras, entre outros cultivos. 

Veja também

Covas anuncia reabertura de 70 parques em SP a partir de segunda
Notícias

Covas anuncia reabertura de 70 parques em SP a partir de segunda

Boa parte da população circula utilizando a máscara de maneira incorreta no Recife
Coronavírus

Boa parte da população circula utilizando a máscara de maneira incorreta no Recife