H.Stern cria coroa de ouro para imagem de Nossa Senhora Aparecida

Joia foi encomendada para as comemorações de 300 anos do encontro da santa no Brasil

Prefeito de Buíque, Arquimedes Valença (MDB)Prefeito de Buíque, Arquimedes Valença (MDB) - Foto: Divulgação

Atendendo pedido especial do cardeal arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, a H.Stern foi a joalheria responsável por criar a coroa jubilar para a imagem de Nossa Senhora Aparecida, cujo encontro completa 300 anos em outubro de 2017, com uma série de comemorações promovidas pelo Santuário Nacional.

Feita em ouro amarelo, diamantes, safiras e esmeraldas para representar as cores da bandeira brasileira, a coroa levou quase dois anos para ser desenhada e manufaturada pelos artesãos da grife. A joia pesa cerca de 300 gramas de ouro, totalmente oriundos de doações dos devotos ao Santuário Nacional. A partir do ouro puro doado, a joalheria produziu a liga 18K empregada na manufatura da peça, que traz ainda 68 diamantes, quatro esmeraldas e quatro safiras combinadas à sua base esmaltada no mesmo tom azul marinho do tradicional manto sagrado de Nossa Senhora.

O formato da coroa original da padroeira, que havia sido doada pela Princesa Isabel em visita à Matriz Basílica no ano de 1888, foi mantido. Uma composição de oito arcos com detalhes em “pérolas” de ouro forma o corpo da coroa e se une em seu orbe, encimado por uma cruz similar à existente na chave desenhada pela H.Stern para presentear o Papa Francisco em sua visita ao Rio de Janeiro, em 2013.

Oito delicadas flores estilizadas acrescentam feminilidade à parte inferior da obra. Algumas delas, com uma esmeralda quadrada no miolo e seis pétalas formadas por diamantes redondos. Outras apresentam uma estilização do jasmim, com safiras centrais e detalhes nas pétalas também com brilhantes.

 

Imagem de Nossa Senhora foi encontrada há 300 anos por pescadores no Rio Paraíba

Foto: Imagem de Nossa Senhora foi encontrada há 300 anos por pescadores no Rio Paraíba
Créditos: Divulgação

Na base que sustenta todos os elementos da coroa, a pintura em esmalte azul marinho e curvas desenhadas com fios de ouro e detalhes de brilhantes simbolizam a espuma do Rio Paraíba onde a imagem foi encontrada. Em seu interior, encontra-se uma preciosa cápsula especialmente projetada para guardar as pequenas porções de terra trazidas de cada estado brasileiro.

A H.Stern desenvolveu também uma delicada barrete de ouro amarelo 18k para o fechamento do manto sagrado de Nossa Senhora Aparecida. Com aproximadamente 16 centímetros de comprimento, a joia traz safiras, diamantes e esmeraldas adornando o desenho que acompanha as formas da Coroa Jubilar. 

 

 

Veja também

Fernando de Noronha realiza o primeiro salvo-aéreo noturno para transferir paciente com Covid-19
Modernização

Noronha realiza o primeiro salvo-aéreo noturno para transferir paciente com Covid-19

Pedre e noivos são presos em casamento que quebrou regras da quarentena no Chile
QUARENTENA

Pedre e noivos são presos em casamento que quebrou regras no Chile