Notícias

Idoso ganha VEM especial, que permite gratuidade nos ônibus da RMR; saiba como tirar

Passe começou a ser oferecido nesta terça-feira (14) pelo Grande Recife Consórcio de Transporte

Cartão VEM Idoso permite gratuidade nos ônibus da RMRCartão VEM Idoso permite gratuidade nos ônibus da RMR - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O cartão VEM Idoso começou a ser emitido nesta terça-feira (14) pelo Grande Recife Consórcio de Transporte. Para garantir o passe, que substitui a apresentação de documento de identidade à entrada dos ônibus na Região Metropolitana do Recife (RMR), os idosos com 65 anos ou mais devem agendar o atendimento no site do consórcio.

Em seguida, os idosos devem comparecer pessoalmente ao Posto de Atendimento do VEM, localizado na rua da Soledade, nº 259, no bairro da Boa Vista, área central do Recife. É preciso levar o número do protocolo de agendamento e documento de identificação emitido há pelo menos dez anos (RG, CNH ou Carteira Profissional), CPF e comprovante de residência atualizado com CEP. O cartão é entregue na hora e tem a cor laranja com a foto do usuário. Os idosos terão direito a rodar a catraca gratuitamente e escolher qualquer assento do ônibus para se acomodar.

Leia também:
Passageiros reclamam de proposta de aumento da passagem de ônibus
Governo não aceita proposta de aumento de passagens da Urbana-PE


O sistema permite que o usuário faça até oito viagens por dia com o cartão, mas, segundo o Consórcio Grande Recife, se tiver algum problema para validar a passagem, ele pode apresentar a Carteira de Identidade. Além disso, a validação biométrica é facial - o cartão contém uma foto do usuário -, por meio de uma câmera instalada por cima da catraca.

A novidade foi bem recebida pelos idosos, que desde a manhã desta terça procuram o Ponto de Atendimento do VEM para fazer a emissão do cartão. “Minha filha foi quem fez o agendamento pela internet e viemos no mesmo dia”, conta o aposentado José Edivaldo Bezerra, 70 anos, que foi com a mulher, Célia Maria de Lima, 68. O casal mora em Casa Amarela e anda bastante de ônibus. “A gente vive nos médicos e nem todo dia tem dinheiro pra ir de aplicativo. Tem motorista que não gosta de abrir [a porta de trás] porque tem gente que se aproveita”, comenta Célia.

Já o comerciante Paulo César de Souza, 66, que mora no bairro de Socorro, em Jaboatão dos Guararapes, não sabia que era preciso agendar e acabou dando viagem perdida. “Eles me entregaram um papel com o site e lá em casa eu faço [o agendamento]. Vai ajudar muito porque tem muita gente que não é idosa, se aproveita para não pagar passagem e se senta na frente. Aí fica aquele tumulto na frente do ônibus e a traseira vem vazia”, avalia.

Em caso de dúvidas, os idosos podem ligar para o Grande Recife Consórcio, no número (81) 3125-7575. O consórcio prevê lançar uma campanha publicitária para divulgar a iniciativa, que será contínua. O direito à gratuidade da pessoa com 65 ou mais anos nos ônibus da Região Metropolitana do Recife (RMR) está previsto na Resolução nº 007/2019 do Governo do Estado de Pernambuco.

Veja também

Exército israelense mata dois integrantes do Hezbollah no Líbano
GUERRA

Exército israelense mata dois integrantes do Hezbollah no Líbano

China emite alerta máximo para chuvas após grandes inundações no sul
CHUVA

China emite alerta máximo para chuvas após grandes inundações no sul

Newsletter