Educação

Vestibular do IFPE selecionará alunos por desempenho escolar

No caso de cursos superiores, também serão aplicadas provas de redação.

Campus Recife do IFPECampus Recife do IFPE - Foto: Divulgação/IFPE

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) divulgou, nesta quinta-feira (15), os modelos de vestibular para o semestre de 2021.1. Devido à pandemia, o modelo tradicional de aplicação das provas precisou ser adaptado. Para ingressar na instituição, o candidato terá seu desempenho escolar avaliado. No caso de cursos superiores, também serão aplicadas provas de redação - a instituição ainda vai decidir se serão feitas presencialmente.

As vagas são destinadas a todos os campi do IFPE e os modelos de ingresso variam de acordo com o nível. Para cursos técnicos nas modalidades Integrado (ensinos médio e técnico) e Subsequente (cursos técnicos para quem já tem ensino médio completo), será realizada a análise do histórico escolar dos anos anteriores, sendo até o oitavo ano do ensino fundamental ou segundo ano do ensino médio, respectivamente.

Para ingressar nos cursos superiores, candidatos terão o histórico escolar analisado e deverão fazer uma prova de redação. Também há possibilidade de entrada por meio da nota de edições anteriores do Enem. A ideia é que todas as modalidades sejam remotas. No entanto, por esperar que seja baixo o número de estudantes que escolherão esta última opção e sabendo da obrigatoriedade da prova de redação, o IFPE ainda estuda a possibilidade de aplicação desta avaliação presencialmente. 

A adesão aos modelos será realizada por cada um dos 16 campi, além da Diretoria de Educação a Distância (DEaD), de acordo com percentuais estabelecidos a partir da demanda dos cursos nos anos anteriores nas respectivas unidades.



Os novos modelos foram adotados para evitar aglomeração durante as provas ou no deslocamento até elas. Também foi levado em consideração o custo para a fiscalização das medidas de segurança. “Por conta da pandemia, as medidas de segurança exigiriam um número maior de profissionais e de prédios, com custos inviáveis para a instituição. Ainda assim, possibilitaria aglomerações, seja no transporte público, durante o deslocamento até o local de prova, ou na abertura dos portões, por exemplo”, explica o IFPE por meio de nota. 

Mais informações sobre o processo, como datas de inscrição, cotas e taxas serão divulgadas pelo IFPE até o fim do ano. 

 

Veja também

Bolsonaro nega que chamou Covid-19 de 'gripezinha' após ter usado o termo em pronunciamento oficial
Brasil

Bolsonaro nega que chamou Covid-19 de 'gripezinha' após ter usado o termo em pronunciamento oficial

Trump diz que deixará Casa Branca se vitória de Biden for confirmada
eua

Trump diz que deixará Casa Branca se vitória de Biden for confirmada