Notícias

IFPE divulga regulamento das Olimpíadas Científicas 2019

Escolas interessadas em participar podem efetuar inscrições de seus alunos entre os dias 1º de agosto e 11 de outubro

IFPE- Campus RecifeIFPE- Campus Recife - Foto: Kleyvson Santos/ Folha de Pernambuco

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) divulgou os regulamentos das Olimpíadas Científicas Pernambucanas 2019. Em todo o estado, as instituições de ensino interessadas em inscrever seus estudantes na 5ª Olimpíada Pernambucana de Astronomia e Astronáutica (OPA), 4ª Olimpíada Pernambucana de Física (OPEF) e 4ª Olimpíada Pernambucana de Foguetes (OPEFOG) devem fazer a matrícula no período de 1º de agosto a 11 de outubro.

As competições de 2019 dão continuidade ao estímulo à pesquisa científica e à troca de conhecimento entre estudantes do ensino médio regular e técnico. Cartas-convite já foram enviadas para as escolas que deverão efetivar a inscrição de seus alunos, via e-mail, através de formulário específico anexo ao regulamento. Após a confirmação da inscrição, cada escola terá um prazo para realizar a competição em suas próprias dependências.

Leia também:
Pró-Criança abre 60 vagas em cursos gratuitos de tecnologia no Recife
Compaz oferece mais de 600 vagas em atividades gratuitas
Educação híbrida é debatida no Recife

No caso da Olimpíada Pernambucana de Astronomia e Astronáutica, o professor representante deverá aplicar a prova no dia 18 de outubro. As escolas que queiram participar da Olimpíada Pernambucana de Física devem aplicar o exame no dia 25 do mesmo mês. Já as escolas interessadas em participar da Olimpíada Pernambucana de Foguetes devem realizar os lançamentos e registrar os respectivos alcances obtidos pelos alunos até o dia 18 de outubro.

Além de os certificados, os estudantes participantes podem ser premiados com medalhas de ouro, prata ou bronze, de acordo com a pontuação obtida. As medalhas serão enviadas gratuitamente para as escolas cerca de um mês após a realização das olimpíadas. Cada uma das competições serve de preparação para olimpíadas nacionais e internacionais das respectivas áreas.

Confira regulamentos:

5ª Olimpíada Pernambucana de Astronomia e Astronáutica (OPA) - Regulamento

4ª Olimpíada Pernambucana de Foguetes (OPEFOG) - Regulamento

4ª Olimpíada Pernambucana de Física (OPEF) - Regulamento

Veja também

Congresso dos Estados Unidos aprova pacote de ajuda à Ucrânia
Diplomacia

Congresso dos Estados Unidos aprova pacote de ajuda à Ucrânia

Argentina pede prisão de ministro iraniano por atentado contra Amia
Ataque de 1994

Argentina pede prisão de ministro iraniano por atentado contra Amia

Newsletter