Notícias

Igreja entrega ao Governo carta contra usina nuclear no Sertão de Pernambuco

A 'Carta de Floresta' será entregue pelos representantes da CNBB reforça a necessidade do diálogo e os possíveis impactos

Projeto da usina nuclearProjeto da usina nuclear - Foto: Divulgação

Um documento contra a implantação de uma usina nuclear no município de Itacuruba, no Sertão de Pernambuco, será entregue nesta quarta-feira (27) à governadora em exercício, Luciana Santos, na sede da vice-governadoria do Estado, no Bairro do Recife, área central da capital pernambucana.

A “Carta de Floresta”, como o documento foi intitulado, será entregue pelos representantes da Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE 2). O texto reforça a importância do diálogo com o Estado sobre a real necessidade da implantação da usina e os possíveis impactos que a construção às margens do Rio São Francisco podem causar.

Leia também:
Evento reúne bispos para discutir construção de usina nuclear em Itacuruba
Instalação de usina nuclear no Sertão de Pernambuco é debatida na Alepe
Os riscos na instalação de usina nuclear em Pernambuco

O texto, resultado de dois dias de debates promovido pela Igreja no início deste mês e inspirado no Evangelho de Jesus Cristo e nas palavras do papa Francisco, sustenta a importância de buscar o desenvolvimento da região sem esquecer das famílias mais pobres que vivem no local.

De acordo com o articulador da Comissão Regional de Pastoral para a Ação Sociotransformadora da CNBB Nordeste 2, o diácono Jaime Bomfim, o objetivo é provocar o diálogo. “Queremos ouvir o governo, apresentar as nossas preocupações também e reforçar que estamos à disposição para conversar em busca do melhor caminho para as pessoas e o meio ambiente, sobretudo, naquela região do Sertão”, disse Bomfim.

Plano Nacional
A criação da fonte atômica de energia foi sinalizada no Plano Nacional de Energia 2050, elaborado pelo Ministério de Minas e Energia (MME). Além de Itacuruba, outras oito localidades no Nordeste e Sudeste do País estão sendo estudadas para abrigar usinas.

Apesar da intenção do Governo Federal, a legislação estadual proíbe a instalação de uma usina atômica em Pernambuco. De acordo com o Artigo 216 da Constituição Estadual está vedada a instalação de usinas nucleares no Estado enquanto não se esgotarem toda a capacidade de produzir energia hidrelétrica e de outras fontes.

Leia a íntegra da "Carta de Floresta":

Veja também

Chefe de direitos humanos da ONU diz estar "horrorizado" após 300 corpos serem encontrados em valas
Faixa de Gaza

Chefe de direitos humanos da ONU diz estar "horrorizado" após 300 corpos serem encontrados em valas

Hospital Pelópidas Silveira amplia vagas para receber cinco residentes em Neurologia por ano
recife

Hospital Pelópidas Silveira amplia vagas para receber cinco residentes em Neurologia por ano

Newsletter