Inclusão

Igrejas de Olinda ganham recursos de acessibilidade no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Dom Fernando Saburido apresentou a novidadeDom Fernando Saburido apresentou a novidade - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

As igrejas de Olinda ganharam um novo equipamento na manhã desta quinta-feira (3), Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Uma equipe do projeto Olinda Além do Olhar criou painéis táteis que permitirão que pessoas com deficiência visual ou auditiva acessem informações turísticas e históricas sobre os templos da cidade. O material foi apresentado pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido e pelo consultor de acessibilidade e inclusão Manuel Aguiar, em solenidade na Cúria Metropolitana, no bairro das Graças. 

O projeto consiste na aplicação de painéis táteis com informações em braile, caracteres ampliados e pictolibras (sinais em libras) e audiodescrição através de QR Code. As igrejas contempladas são: São Bento, do Carmo, da Misericórdia, do Amparo, de São Francisco e da igreja catedral do Alto da Sé. O material será instalado, na próxima segunda-feira (7), na área interna dos seis templos religiosos. 

"É muito importante participar deste momento na Arquidiocese para selar esse esforço que temos feito para incluir. Já tivemos a oportunidade de facilitar a acessibilidade para a igreja e agora com esses painéis as pessoas que têm deficiência poderão conhecer os monumentos. Essa experiência tão agradável que todos nós temos direito, e que eles terão a mesma oportunidade. Temos o mesmo direito, e que haja esse esforço da sociedade para proporcionar esse bem para as pessoas com deficiência", falou dom Fernando. 

Segundo o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, há cerca de 6,5 milhões de pessoas cegas ou com acuidade visual diminuída e de 9 milhões de surdas ou com audição diminuída. Um dos responsáveis por contribuir com o projeto, o consultor de acessibilidade e inclusão, Manuel Aguiar falou como a iniciativa pode contribuir culturalmente.

"Hoje, como cego, tenho a condição de ver a imagem da fachada da Catedral da Sé, em Olinda, e de outras igrejas. Se isso se multiplicar, a oportunidade de conhecimento cultural que está sendo possibilitada ao segmento é enorme. É uma iniciativa pioneira e espero que os designers e arquitetos possam se inspirar, e que os órgãos públicos possam possibilitar aos deficientes a conhecerem, de fato, essas imagens", declarou. 

Preocupados com a pandemia do novo coronavírus, os idealizadores do projeto irão orientar as igrejas sobre a correta utilização dos painéis, de forma a garantir os protocolos de segurança contra a Covid-19.

Veja também

Caminhão desgovernado desce ladeira em marcha ré e atropela motociclista em Abreu e Lima
GRANDE RECIFE

Caminhão desgovernado desce ladeira em marcha ré e atropela motociclista em Abreu e Lima

Venezuelanos no exterior dizem que são impedidos de realizar registro para votar nas eleições
MUNDO

Venezuelanos no exterior dizem que são impedidos de realizar registro para votar nas eleições

Newsletter