Ilha do Leite, no centro do Recife, ganha Zona Azul

Cerca de 220 vagas de estacionamento rotativo passam a funcionar a partir desta segunda (23)

Zona Azul na Ilha do LeiteZona Azul na Ilha do Leite - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

A partir desta segunda-feira (23), cerca de 220 vagas de Zona Azul serão regulamentadas com o tempo de cinco horas de permanência na Ilha do Leite, na área central da Cidade. A iniciativa visa garantir a rotatividade das vagas de estacionamento disponibilizadas no espaço público. Os espaços estão distribuídos nas ruas Senador José Henrique, Frei Matias Teves, Francisco Alves, Estado de Israel, Jornalista Trajano Chacon, Antônio Gomes de Freitas, Elvira Carreira de Oliveira e General Joaquim Inácio.

De um total de 220 vagas de estacionamento rotativo, 5% serão destinadas a idosos e 2% para pessoas com deficiência, atendendo às exigências estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que representam nove e cinco vagas respectivamente. Para as motocicletas, existem cerca de 45 vagas. Além disso, das vagas de estacionamentos já existente em área pública, seis delas darão espaços a paraciclos capazes de abrigar, ao todo, 50 bicicletas.

Leia também:
Bairro da Ilha do Leite terá Zona 30 em outubro
CTTU tira dúvidas sobre como utilizar Zona Azul Digital


Como ocorre em toda mudança, as opiniões se dividem e há argumentos a favor e contra. Para a psicóloga Evane Dourado, 38 anos, o Zona Azul é positivo pois garante a rotatividade dos carros nas vagas públicas. "Infelizmente, algumas pessoas colocam o carro em determinado lugar e passa o dia inteiro ocupando a vaga. Como a Ilha do Leite concentra um polo médico, tem escolas e empresas, é importante ter esse revezamento", disse.

Já o professor José Menezes, 47, não ficou muito satisfeito com a novidade. Ele questiona a exclusão dos guardadores de carros, mais conhecidos como flanelinhas, que dependem do dinheiro recebido dos motoristas para garantir a renda. "São pessoas que já têm pouca oportunidade e vão ficar ainda mais sem perspectiva. Além disso, já temos tantas despesas e pagamos tantas taxas. A Zona Azul acaba sendo mais um gasto", comentou.

Atualmente, o Recife conta com mais de três mil vagas rotativas implantadas em dez bairros. A multa para quem estacionar de forma irregular nas vagas de Zona Azul é grave, R$ 195,23, mais cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação; e o veículo está passível de remoção ao depósito.

Aplicativo
Para orientar os motoristas, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) implantou sinalização horizontal e vertical em todas as vias envolvidas. As vagas funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h, e podem ser ativadas pelo aplicativo” Zona Azul Digital Recife”, disponível para download gratuito nas plataformas Android e IOS. Existem ainda pontos de venda já credenciados na área pela Serttel, empresa responsável pelo gerenciamento do serviço.

Para ativar a vaga pelo smartphone, o usuário deve cadastrar a placa do veículo que utiliza, realizar a compra de um cartão de Zona Azul digital (utilizando cartão de crédito ou débito), escolher o tempo de permanência conforme sinalização indicativa na via e, por fim, confirmar a ativação. Ao utilizar o aplicativo, o usuário receberá uma notificação quando o seu tempo de permanência estiver acabando e poderá fazer a renovação da mesma vaga por apenas mais uma vez.

Veja também

Amazonas volta a suspender funcionamento de bares e casas de show
Coronavírus

Amazonas volta a suspender funcionamento de bares e casas de show

Professores da rede estadual rejeitam volta da aula presencial dia 6 e decretam estado de greve
PERNAMBUCO

Professores da rede estadual rejeitam volta da aula presencial dia 6 e decretam estado de greve