Logo Folha de Pernambuco

ESPAÇO

Agência Espacial Europeia divulga imagens do Sol em resolução inédita; assista

Registros foram montados a partir de imagens obtidas por um dos instrumentos embarcados em satélite de observação solar

Superfície do Sol brilhando em luz visível, exceto por algumas manchas solares frias e escuras; gás quente carregado fluindo ao redor do Sol através de sua atmosfera externa, a coronaSuperfície do Sol brilhando em luz visível, exceto por algumas manchas solares frias e escuras; gás quente carregado fluindo ao redor do Sol através de sua atmosfera externa, a corona - Foto: ESA & NASA/Solar Orbiter/EUI Team

O Solar Orbiter, satélite de observação solar da Agência Espacial Europeia (ESA) e da Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa), gerou as imagens de maior resolução da superfície visível do Sol até hoje, incluindo mapas do campo magnético da estrela e movimentos de sua superfície. As fotos inéditas foram divulgadas na quarta-feira (20).

Os registros foram montados a partir de imagens obtidas por um dos instrumentos embarcados no Solar Orbiter, o PHI (Polarimetric and Helioseismic Imager, em inglês).

O equipamento não apenas capta imagens em luz visível, mas também mede a direção do campo magnético e mapeia a velocidade e direção do movimento de diferentes partes da superfície.

"Nenhum objeto no Sistema Solar é tão dinâmico e multifacetado quanto o Sol. A missão Solar Orbiter, liderada pela ESA, observa o Sol com nada menos que seis instrumentos de imagem. Juntos, eles permitem que a espaçonave descasque as muitas camadas do Sol e revele suas muitas faces", diz a agência europeia em nota

"O campo magnético do Sol é a chave para entender a natureza dinâmica de nossa estrela mãe, desde as escalas menores até as maiores. Esses novos mapas de alta resolução do instrumento PHI do Solar Orbiter mostram a beleza do campo magnético superficial do Sol e os fluxos em grande detalhe", afirma Daniel Müller, cientista do projeto, no comunicado da agência.

As imagens também são cruciais para inferir o campo magnético na camada mais externa do Sol, ele ressalta.

Veja também

Queijo Minas está inscrito na lista do patrimônio imaterial da Unesco
Unesco

Queijo Minas está inscrito na lista do patrimônio imaterial da Unesco

Quem é o homem que morreu 25 dias após ganhar R$ 201 milhões na Mega-Sena
Homem

Quem é o homem que morreu 25 dias após ganhar R$ 201 milhões na Mega-Sena

Newsletter