Imprensa estrangeira repercute tragédia do incêndio no Museu Nacional

O acidente ocupou espaço nas páginas iniciais dos sites dos principais jornais do mundo

O incêndio de grandes proporções que devastou o Museu Nacional, no Rio, foi destaque da imprensa internacionalO incêndio de grandes proporções que devastou o Museu Nacional, no Rio, foi destaque da imprensa internacional - Foto: Carl de Souza/AFP

O incêndio de grandes proporções que devastou o Museu Nacional, no Rio, foi destaque da imprensa internacional na manhã desta segunda (3). O acidente ocupava espaço nas páginas iniciais dos sites dos principais jornais do mundo. Para o americano The New York Times, o incêndio ameaçou "séculos de história". Em reportagem assinada pelo correspondente do jornal do Rio, a publicação aponta que a situação do museu havia "decaído em anos recentes, enquanto o país enfrentava uma economia em frangalhos e instabilidade política."

Já o britânico The Guardian fala em "perda incalculável". "Alguns brasileiros veem no incêndio uma metáfora dos traumas do país, que luta contra níveis alarmantes de crimes violentos e os efeitos de uma recessão que deixou mais de 12 milhões de  desempregados", diz o texto. A publicação ainda destaca frases da candidata Marina Silva, que chamou o acidente de "lobotomia à memória brasileira", e aborda os cortes no investimento à ciência promovidos durante o governo Temer. O francês Le Figaro trouxe um vídeo mostrando cenas do fogo e entrevistas com funcionários. No espanhol El País, destacou-se que a instituição guardava a "maior e mais importantes coleção indígena e a biblioteca de antropologia mais importante do país".

Leia também:
Veja o que Museu Nacional guardava quando pegou fogo
Problema em hidrantes colaborou para fogo no Museu Nacional se alastrar

O Museu do Louvre
, em seu perfil numa rede social, também tratou do assunto:
"É com grande comoção que recebemos a notícia do dramático incêndio que atingiu o Museu Nacional do Rio de Janeiro. O Museu do Louvre manifesta sua mais sincera solidariedade com o museu e sua equipe. É uma enorme perda para o Brasil e para o patrimônio mundial"

Veja também

Vogue vai publicar nova capa com Kamala Harris após avalanche de críticas
Polêmica

Vogue vai publicar nova capa com Kamala Harris após avalanche de críticas

Joe Biden e Kamala Harris homenageiam 400 mil vítimas da Covid-19 no país
Estados Unidos

Biden e Kamala homenageiam 400 mil vítimas da Covid-19