Incêndio atinge terreno de convento histórico em Olinda

Fogo começou no mais antigo convento franciscano do País nessa quinta e recomeçou na tarde desta sexta

Incêndio no sítio do Convento de São FranciscoIncêndio no sítio do Convento de São Francisco - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Um incêndio atinge, na noite desta sexta-feira (6), o terreno do Convento São Francisco, no bairro do Carmo, no Sítio Histórico de Olinda. A edificação é o convento franciscano mais antigo do País, do século 16.

O fogo já dura praticamente mais de 24 horas, tendo começado por volta das 14h dessa quinta-feira (5), quando foi chamado o Corpo de Bombeiros. Os bombeiros ficaram no local até pelo menos o fim da noite de ontem, mas hoje o fogo recomeçou e, novamente, volta das 16h, o Corpo de Bombeiros foi acionado.

As chamas são no sítio do convento, na parte baixa do terreno, que possui mais de um hectare.

Na noite desta sexta, há três guarnições dos Bombeiros no local. Diariamente, vivem no convento duas pessoas, mas atualmente o local abriga cerca de 25 irmãs da congregação Santa Catarina, em retiro. O temor dos religiosos é porque o local possui várias estruturas em madeira.

Segundo os freis José Milton e Ricardo, são recorrente focos de incêndio na propriedade, tendo acontecido um incêndio no sítio no ano passado. Acredita-se que a causa seja o tempo seco.

De acordo com os Bombeiros, o foco principal do fogo já foi controlado. Os pequenos focos que restaram, especialmente os próximos a Igreja serão extintos pelos bombeiros com uso de abafadores. Eles acreditam que a causa do incêndio possa ter sido uma ponta de cigarro aceso que se espalhou pela vegetação seca.

Histórico
O convento começou a ser erguido em 1585, porém foi parcialmente destruído pelos holandeses no ano de 1631 e reconstruído ainda no século 17. 

Veja também

Estudo da UnB investiga cepas do coronavírus Sars-CoV-2 encontradas no DF
Coronavírus

Estudo da UnB investiga cepas do coronavírus Sars-CoV-2 encontradas no DF

Plano do governo apresenta metas para reduzir desmatamento na Amazônia
Meio Ambiente

Plano do governo apresenta metas para reduzir desmatamento na Amazônia