meio ambiente

Incêndio no Pantanal obriga ribeirinho a abandonar casa pela primeira vez em 79 anos

Dito Verde é o único morador da Reserva Particular do Patrimônio Natural Sesc Pantanal, a maior do país

Incêndio destrói área do Pantanal perto de CorumbaIncêndio destrói área do Pantanal perto de Corumba - Foto: Divulgação / CBMMS

Aos 79 anos, nascido e criado às margens do rio Cuiabá, no Pantanal, Benedito Alves da Silva, o Dito Verde, foi obrigado a abandonar a sua casa pela primeira vez na vida. Eram 10h39 quando ele foi resgatado por um barco do Sesc Pantanal. Atrás da casa de barro e teto de palha, construída por ele, uma grande coluna fumaça se aproximava.

"Nunca tinha acontecido como este ano está", diz Dito Verde, logo abandonar a casa. Deixou sobre o fogão de lenha uma panela com três piranhas pescadas na madrugada. "Mas não vai queimar a casa, pronto, não vai, Deus é grande".

Dito Verde é o único morador da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal, a maior área de proteção privada do país. Aposentado, o pantaneiro trabalhou em fazendas da região, teve 13 filhos, mas hoje mora apenas na companhia de duas violas de coxo, o instrumento mais tradicional do Pantanal.

 



Para ele, a região vem mudando bastante nos últimos anos. "Naquele tempo, todo ano tinha água grande [cheia sazonal]. Agora, acabou. Não teve água nenhuma [neste ano], estou falando pro senhor."

O fogo já queimou cerca um terço dos 108 mil hectares da RPPN. Em todo o Pantanal de Mato Grosso, já foram perdidos 185 mil hectares, em meio à maior seca dos últimos anos.

O combate na região da casa do Dito Verde e em outros focos está sendo feito por meio da Operação Pantanal 2, que reúne Forças Armadas, Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso e brigadistas do Sesc Pantanal, que cedeu alojamento, aeroporto e equipamentos.

Apesar do ar intoxicado pela fumaça e dos focos de incêndio chegando às margens do rio Cuiabá, havia três grupos de pescadores amadores no trajeto de barco entre o hotel Sesc Porto Cercado, desde segunda ameaçado pelas chamas, e a casa de Dito Verde.

O que o pantaneiro pensa dos turistas? "O bicho é louco mesmo, eu vou falar pro senhor."

Veja também

Brasil supera 4,5 milhões de infectados pelo novo coronavírus
Coronavírus

Brasil supera 4,5 milhões de infectados pelo novo coronavírus

Autoridades dos EUA interceptam envelope evenenado endereçado à Casa Branca
Mundo

Autoridades dos EUA interceptam envelope evenenado endereçado à Casa Branca