grécia

Incêndio no parque nacional de Dadia, na Grécia, segue descontrolado

Fogo está fazendo estragos na região do rio Evros, fronteira com a Turquia

Grécia enfrenta vários incêndiosGrécia enfrenta vários incêndios - Foto: Angelos Tzortzinis / AFP

O incêndio que começou há mais de uma semana em Dadia, um parque natural no nordeste da Grécia, conhecido por suas aves de rapina, continua “fora de controle”, disseram os bombeiros nesta segunda-feira (28).

“O fogo continua fora de controle (...) cerca de 500 bombeiros apoiados por cem veículos, sete aviões e três helicópteros combatem as chamas”, disse à AFP um porta-voz deste serviço.

A frente do incêndio cobre quase 10 km, estimaram os bombeiros no local.

O fogo, que começou em 19 de agosto, está fazendo estragos na região do rio Evros, fronteira com a Turquia, perto da cidade portuária de Alexandrópolis.

Dezenove pessoas, migrantes aparentemente, entre eles, duas crianças, foram encontradas mortas na semana passada ao norte dessa cidade.

O observatório europeu Copernicus (EMS) estimou na rede X (anteriormente Twitter) que o incêndio já havia devastado 77 mil hectares.

Neste verão no hemisfério norte, a Grécia enfrentou muitos incêndios, que o governo atribuiu à mudança climática. Mais de 120 mil hectares queimaram até agora, segundo estimativas do observatório nacional grego, três vezes a média anual, segundo dados do Copernicus.

Veja também

Meningite: conheça as causas, os sintomas e as formas de evitar a doença
Prevenção

Meningite: conheça as causas, os sintomas e as formas de evitar a doença

TikTok: app vai ser banido nos EUA? Entenda o que acontece agora com a rede social
Rede Social

TikTok: app vai ser banido nos EUA? Entenda o que acontece agora com a rede social

Newsletter